Membros da Direc participam de capacitação voltada ao SIGA SF

14/09/2022 - 20:25

Durante toda a manhã desta terça-feira (13), representantes da Diretoria Colegiada (Direc), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram de uma capacitação técnica voltada às especificidades e aos recursos da plataforma de dados SIGA SF. Trata-se de um Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


A capacitação, que passou por cada um dos módulos contidos no portal, foi ministrada por membros da equipe de sistemas da Agência Peixe Vivo (APV), que lida diariamente com a ferramenta. O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o secretário do Comitê, Almacks Silva, e o coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, representaram a Direc no encontro realizado na sede da APV, em Belo Horizonte (MG).

O coordenador de sistemas da APV, Alison Leite, abriu a capacitação recebendo os membros da Direc e passou pelos pontos a serem trabalhados. Na sequência, Rafael Rodrigues, monitor responsável pela apresentação da plataforma, e estagiário de sistemas da agência, iniciou o treinamento com uma introdução sobre como acessar o portal e sobre suas funcionalidades iniciais, além de explicar a logística de navegação do site.

Thiago Campos, gerente de Projetos da APV, e Simone Reis, gerente de Gestão Estratégica da Agência, representaram a Peixe Vivo no encontro.

Apresentação dos módulos

Passado este primeiro momento, cada módulo passou a ser trabalhado separadamente, com especial atenção às peculiaridades de cada um. O primeiro módulo apresentado por Rafael foi o “Acompanhamento de Contratos”. Nele, o usuário pode buscar por especificidades dos contratos, como dados, termos e estágios atuais de cada documento. Além disso, esta seção apresenta dados gerais do projeto, inclusive valendo-se de um mapa, que ilustra os locais de realização de cada etapa do projeto. A seção também possibilita o download dos dados em PDF.

Na sequência, foram apresentados os módulos, “Acompanhamentos de Ações”, destinado ao acompanhamento, de forma gráfica, da execução do Plano de Aplicação Plurianual (PAP), da Bacia do São Francisco; o “Web Plan”, que armazena dados e arquivos do Plano de Recursos Hídricos (PRH), do CBHSF; e o “Info SF”, que congrega informações relevantes acerca da gestão de recursos hídricos, e conta com dados carregados diretamente do portal da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e atualizados diariamente de forma automatizada.

Por fim, Rafael abordou o módulo “SF Maps”, que suscitou maior debate por parte dos membros da Direc, que puderam fazer suas observações e apontamentos ao longo de toda a explicação de cada um dos módulos, inclusive por meio de sugestões de melhorias do próprio sistema. Esta seção do SIGA SF consiste em uma ferramenta para análise geoespacial da bacia hidrográfica, e conta com diversas camadas e filtros aplicáveis no próprio mapa. Alguns exemplos de camadas que podem ser aplicadas são a de processos minerários, que indica onde e em que estágio estão os processos de mineração ao longo da bacia, e também a de disponibilidade hídrica por região.

Durante a explanação, Thiago Campos ressaltou que o código fonte da plataforma é de propriedade do CBHSF.


Confira mais fotos do encontro:


Considerações e avaliações

Após esse momento, o secretário do CBHSF, Almacks Silva, sugeriu a produção de um vídeo manual do sistema. Alison Leite, coordenador de sistema, que acolheu as sugestões dos presentes, ressaltou que já há um manual digitalizado, uma apostila, que detalha as funcionalidades do Siga SF, e que pode auxiliar o usuário na utilização da ferramenta. Outro ponto sugerido pelos membros da Direc foi a simplificação de algumas nomenclaturas utilizadas pelo sistema, que, segundo eles, seguem uma linguagem muito técnica.

“O encontro foi bem produtivo, não só sanamos dúvidas, como também surgiram muitas opções válidas para serem implementadas nesse sistema, para que haja uma melhoria até para aqueles que usam a ferramenta fora do âmbito da APV ou do CBHSF”, afirmou Alison.

Encerrando a manhã de capacitação, Rafael apresentou a parte administrativa do site, seção utilizada para edição de conteúdos e dos dados lançados na plataforma. Esse espaço registra perfis de acesso, alterações em diferentes campos da plataforma, ou seja, é uma área administrativa do Siga SF, voltada à equipe de sistema, que está diariamente trabalhando no portal.

Rafael explicou que a apresentação foi baseada no manual que já existe sobre o uso do SIGA. “Além do próprio manual, também fiz vários testes, consultas, e ao final considero que foi muito bom, uma vez que não foi só um treinamento, foi também uma conversa, na qual tivemos várias ideias novas de melhorias. Foi um encontro no qual pudemos debater sobre o SIGA”, completou.

Para o coordenador da CCR Alto, Altino Rodrigues, o sistema já apresenta grandes funcionalidades e as melhorias são muito bem-vindas. “Com essa capacitação pude entender um pouco mais sobre a proposta do SIGA. Pudemos perceber, com essa oportunidade, algumas funcionalidades que podem ser melhoradas, para facilitar a interação com o público externo. Entendo que a plataforma está aí, funcional, e que pode ser lapidada”, finalizou.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, destacou a importância do SIGA e a relevância do encontro desta terça-feira. “Este novo PRH, que abarca o SIGA, já tem mais a cara do São Francisco, e eu tenho muito orgulho de termos participado deste processo, de um plano muito democrático e participativo. O São Francisco gera tanta informação que a gente se surpreende a cada dia com o nível de dados que temos, mas também com aqueles que não temos ainda. Então, esses são os nossos desafios – a atualização do nosso Plano e pensarmos um SIGA cada vez mais elaborado, nesses moldes de sub-bacias, por exemplo. Foi um grande aprendizado, e contatamos que já estamos num nível muito bom de informações, mas precisamos cada vez mais, disponibilizar essas informações, de forma cada vez melhor, para a população da bacia”, completou.


Acesse o canal do CBHSF, no Youtube, e saiba mais sobre o SIGA SF!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Fotos: Arthur de Viveiros