Coordenador da CCR Submédio contribui com propostas durante reunião do CBH do Lago de Sobradinho

20/03/2024 - 19:40

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar acompanhou a reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Sobradinho (CBHLS), afluente do Rio São Francisco, nos últimos dias 18 e 19. O encontro aconteceu na cidade de Sobradinho, criada a partir da construção da Usina Hidrelétrica na década de 1970.


Durante a reunião os membros do CHSLS ouviram e apresentaram demandas urgentes na região, abordado os critérios de cobranças de impactos ambientais, problemas ambientais na nascente do riacho Tatauí, em Sobradinho, projeto de zona turística, além realizarem uma visita a São Gonçalo, distrito do município, onde é possível ver parte dos mais de 3 mil sítios de pinturas rupestres da região, local onde também existem questões fundiárias e conflitos, de acordo com o Comitê do Lago de Sobradinho.

De acordo com o professor de arqueologia Celito Kestering e o técnico Jomar Benvindo, da Câmara de Turismo da Bahia, é preciso retomar o projeto turístico sustentável da região. “Mesmo diante do potencial da região devido à usina, ao lago que é o maior da América Latina, o projeto de turismo não foi adiante e é preciso repensar essa região que tem três mil sítios de pinturas rupestres, atrativos diversos da zona turística que abrange os municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Remanso e Curaçá”, afirmou Jomar.


Cláudio Ademar acompanhou a reunião e a visita a sítios rupestres na região


Atendida recentemente pela Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco, na ocasião também foram identificados conflitos pelo acesso à água. “Recentemente as equipes da FPI estiveram na região e ficaram evidentes os conflitos entre pescadores que não conseguem acesso ao rio devido ao cercamento de diversos trechos em áreas de agricultura. O MP sinalizou a criação de um grupo de trabalho para tratar essa questão e já nos colocamos à disposição para auxiliar na busca de soluções”, afirmou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar, destacando também o potencial turístico da região principalmente pelo viés da sustentabilidade. “Entendemos a importância de se desenvolver o turismo na região e acredito que ele deve ser pensado de modo sustentável, porque quem não cuida do rio também não cuida das pessoas, do meio ambiente”, concluiu.

O presidente do CBH do Lago de Sobradinho, Francisco Ivan de Aquino, destacou a importância da parceria dos CBHs afluentes com o Comitê do São Francisco. “Essa é uma parceria importante que fortalece a bacia como um todo. A cidade de Sobradinho já foi contemplada com a elaboração do plano municipal de saneamento básico, financiado pelo CBHSF, instrumento fundamental para garantir aos municípios um crescimento sustentável e isso reforça a necessidade de cada um fazer sua parte para se atingir um bem maior que é o cuidado com nossos rios”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante