CBHSF entrega projeto executivo de esgotamento sanitário em Xique-Xique (BA)

14/03/2024 - 10:45

Representantes do CBHSF entregaram, no último dia 22, o projeto executivo para o sistema de esgotamento sanitário de Xique-Xique (BA). A cerimônia ocorreu na Prefeitura Municipal e contou com a participação do gestor municipal e outros representantes do poder público. O munícipio foi contemplado através de Chamamento Público lançado pelo CBHSF, que destina recursos advindos da cobrança pelo uso da água na bacia ao saneamento básico.


O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, explicou que a iniciativa visa reduzir a carga poluidora lançada nos corpos hídricos da bacia: “Xique-xique está entre os municípios que foram contemplados com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, documento que faz o levantamento da situação das quatro áreas do saneamento. Agora, o CBHSF avança na elaboração dos projetos básico e executivo para implantação do sistema de esgotamento sanitário”.

Entre as principais demandas de Xique-Xique estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a implantação de micromedição nas casas e a reestruturação do sistema de esgotamento sanitário. “A visita diagnóstica realizada pela equipe técnica da Agência Peixe Vivo (APV) constatou problemas como algumas redes coletoras em estado crítico para utilização e lançamento de efluentes domésticos a céu aberto”, ilustrou o coordenador técnico da APV, Tiago Lana, que apresentou o panorama geral do contrato durante o evento.

Após ser selecionado pelo edital do CBHSF, o município de Xique-Xique optou pela concessão dos serviços públicos de coleta e tratamento de água e esgoto para o Consórcio Águas de Xique-xique, composto pelas empresas Brasil Central Engenharia Ltda e Sólida Tecnologias Ltda. Como os serviços passaram a ser geridos pela iniciativa privada, o CBHSF não irá executar as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário. “Para a execução das obras, é obrigatório que a prestação dos serviços públicos de esgotamento sanitário seja realizada pela administração direta municipal ou por autarquias ou empresa pública municipal”, esclareceu Ednaldo.


Veja mais fotos:


O gerente da empresa concessionária, Akira Okomoto, esteve na cerimônia de entrega do projeto executivo e disse que o documento é de grande valia técnica. O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, avaliou que o município, agora munido do projeto, terá melhores condições de buscar recursos financeiros de outras fontes. “A parceria com o CBHSF no Plano Municipal de Saneamento Básico e agora com a elaboração desse projeto executivo potencializa nossos esforços para a melhoria da qualidade das águas do nosso Velho Chico e da qualidade de vida da população”, concluiu o prefeito.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho