Nota Pública

10/04/2024 - 15:40

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) manifesta sua profunda preocupação com a estabilidade da barragem Forquilha III, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto (MG), de responsabilidade da mineradora Vale. A identificação de uma anomalia em um dreno da estrutura ocorreu em 15 de março, porém somente em 04 de abril veio a público.


Expressamos nossa solidariedade ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, gestor dos recursos hídricos de um dos principais afluentes do Rio São Francisco.

Lamentamos a falta de transparência em relação ao incidente e a recorrência de eventos semelhantes mesmo após as tragédias ocorridas em Brumadinho e Mariana.

Exigimos das autoridades competentes, como a FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente), ANM (Agência Nacional de Mineração), o Ministério Público e da própria Vale, informações claras sobre o ocorrido e os possíveis impactos decorrentes.

Este incidente nos preocupa grandemente, não apenas pelos impactos na sub-bacia do rio Itabirito, importante afluente do Rio das Velhas, mas também em todo o curso d’água e sua bacia hidrográfica. Destacamos especialmente a preocupação com a captação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na Estação Bela Fama, em Nova Lima (MG), cuja captação ocorre diretamente no Rio das Velhas, sem reservação. Qualquer eventual rompimento seria catastrófico para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Instamos às autoridades e à empresa responsável a agirem com transparência e responsabilidade, priorizando a segurança das comunidades e do meio ambiente. O CBHSF permanecerá vigilante e atuante na defesa dos recursos hídricos e na garantia da segurança das populações afetadas.


Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco