Parecer técnico sobre Centrais de Resíduos Sólidos é apresentado ao CBHSF durante reunião virtual

20/06/2023 - 15:55

No dia 15 de junho ocorreu uma reunião na modalidade virtual para a apresentação do Parecer Técnico sobre a viabilidade técnica, operacional e financeira da proposta trazida ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) referente às Centrais de Tratamento de Resíduos Sólidos encaminhada pelo Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF).


Na ocasião, o parecer elaborado pelo consultor Heuder Pascele foi apresentado pela Agência Peixe Vivo e os próximos passos do projeto foram debatidos junto ao CONBASF e ao CBHSF, representado na reunião pela coordenação da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco. De acordo com Pascele, foi pontuado que o projeto apresentado consiste em atividades já consagradas da engenharia sanitária e as intervenções solicitadas são factíveis de serem implementadas, atendidas as exigências legais e processuais. Ele também pontuou o que em seu parecer considerou ser exequível realizar no curto prazo e já começar a dar prosseguimento.

Segundo o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, o projeto do CONBASF, que é o Consórcio dos Municípios do Baixo São Francisco para tratamento dos resíduos sólidos, está evoluindo em tratativas e, com a conclusão do parecer técnico, foi observada a viabilidade de se iniciar a execução da construção de uma nova área de transbordo com rampa na unidade de tratamento de resíduos já existente no município de Propriá, em Sergipe. “A intenção é dar início a um projeto maior que envolverá a reciclagem de lixo, compostagem e uma série de outras ações cujo objetivo é melhorar a quantidade e a qualidade de águas dos afluentes sergipanos e da calha do rio São Francisco. Esse projeto já foi aprovado e agora será executado pelas partes, envolvendo intervenções nos municípios de Propriá, Neópolis, Monte Alegre, Capela, Canindé do São Francisco, em Sergipe, e possivelmente em outras localidades”, explicou.

Além da adequação da unidade de transbordo em Propriá, a proposta analisada, encaminhada pelo CONBASF, engloba a construção de unidade de transbordo em Monte Alegre de Sergipe, construção de pátios de compostagem em Propriá, Neópolis, Monte Alegre de Sergipe e Capela; reformas de galpões; e aquisição de maquinário e equipamentos para a operação das unidades.



Sobre a importância do projeto Anivaldo Miranda declarou que se não fosse o empenho e a determinação da CCR, do CONBASF e da Agência Peixe Vivo este projeto não teria seguido em frente, uma vez que várias situações de certa complexidade tiveram que ser resolvidas para que, finalmente uma versão sustentável do projeto fosse acatada por todos. “Portanto, é um momento importante a ser comemorado porque, por outro lado, inaugura também uma parceria concreta entre o Comitê e vários municípios sergipanos que participarão do desenvolvimento das atividades de tratamento e reciclagem tanto do lixo orgânico quanto do inorgânico, livrando a calha do São Francisco do impacto de resíduos sólidos do seu leito e no leito dos afluentes sergipanos”, finalizou.

Participaram da reunião representantes do CONBASF, da Agência Peixe Vivo, bem como o coordenador da CCR Baixo São Francisco e a secretária do Baixo São Francisco do CBHSF, respectivamente Anivaldo Miranda e Rosa Cecília.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Michelle Parron