PEA-BHSF: Membros do CBHSF, representantes de CBHs Afluentes e Órgãos Gestores já podem contribuir com construção do plano

28/02/2023 - 16:45

Avançando mais uma etapa no processo de construção do Plano de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PEA-BHSF) com horizonte de 2023 a 2033, já está disponível o formulário com perguntas que visa conhecer os povos da bacia entendendo a complexidade sociocultural e identificando as ações de educação ambiental que ocorrem no território. O plano deve fortalecer, fomentar e planejar a implementação de ações e práticas educativas na bacia.


Tendo como público-alvo os membros do Plenário do CBHSF, das Câmaras Consultivas Regionais, representantes de Comitês Afluentes, Órgãos Gestores, e outros grupos de interesse que atuem em frentes ambientais e representem a área de educação, o prazo para a primeira rodada do questionário se encerra no dia 03 de março. O formulário está dividido em três seções, compreendendo a Identificação e Conhecimento do Território, Diagnóstico da Educação Ambiental e Desafios e Temas Prioritários.

“Estamos utilizando a metodologia ‘bola de neve’, em que pode ser inserido no questionário a indicação de novos atores, com quem compartilharemos o questionário em um segundo momento”, explicou a analista socioambiental e apoio à coordenação da empresa Consominas, Helga Kress Meirelles. Esse segundo momento terá o prazo de 13 a 24/03.

O questionário tem um tempo aproximado de resposta de cinco minutos.


Clique na imagem, acesse o formulário e participe:


Próximas etapas

Em complementação ao questionário, também serão realizadas reuniões com demais atores envolvidos com educação ambiental e com representantes setoriais, com o intuito de levantar informações disponíveis, buscando a sistematização de dados. O contato preliminar com esses atores estratégicos atende a proposta de construir uma relação colaborativa e integrada em todo o processo que envolve o desenvolvimento das ações estruturantes. Além disso, também serão realizadas entrevistas com a Diretoria Colegiada do CBHSF, que inclui a Diretoria Executiva (DIREX) e os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Os temas coletados serão correlacionados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável; plano de ação global idealizado por líderes mundiais e representantes da sociedade civil. A Agenda reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas criadas para erradicar a pobreza e promover a dignidade a todos. Com isso, o PEA deve estar alinhado aos desafios da sociedade e do meio ambiente, por isso os temas materiais identificados pelos questionários serão apresentados em um esquema que conterá as ações, onde elas ocorreram ou ocorrerão e quais são os ODS’s correspondentes.

Após a identificação dos temas mais relevantes para a Educação Ambiental na bacia (Etapas 2 e 3 do PEA), a equipe técnica irá propor ações e projetos para serem validados na próxima etapa do trabalho (Etapa 4 – Realização de Oficinas Presenciais).

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, lembra que o plano deve agregar instituições. “O plano de educação ambiental da bacia do rio São Francisco será também observado pelas instâncias para se formar uma articulação institucional com diversas entidades, com os governos estaduais e municipais, para que possamos trabalhar transversalmente a educação ambiental formal e não formal; esse é o principal objetivo do Comitê que busca a inserção da educação ambiental na bacia do São Francisco, para que assim possamos reunir, centralizar as boas experiências para que sejam replicadas também em toda extensão da bacia, levando as ações para toda a população da nossa bacia hidrográfica”, destacou, lembrando que na próxima semana a diretoria do CBHSF terá reunião com o Diretor Nacional de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino. O encontro visa agregar o Ministério como parceiro do PEA.

O PEA-BHSF é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com apoio técnico da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (APV) e execução da empresa Consominas Engenharia. O estudo é realizado com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água.

As informações pessoais coletadas não serão divulgadas e os resultados obtidos não terão identificação dos respondentes.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Edson Oliveira