Município de São Francisco (MG) se prepara para a 11ª Edição da Campanha Vire Carranca

29/02/2024 - 15:29

No dia 27 de fevereiro, na sede da prefeitura de São Francisco (MG), teve lugar a primeira reunião de planejamento da 11ª edição da campanha Vire Carranca. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Ações Comunitária, Meio Ambiente e Infraestrutura Hídrica Conceir Damião Vieira, do vice-prefeito Raul Pereira da Silva, representantes de diversas secretarias municipais, membros do Ministério Público e do coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues.

A campanha, cujo tema é “Velho Chico. Revitalizar o rio, preservar riquezas” foi apresentada por Paulo Vilela, diretor da TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

O secretário Conceir Damião Vieira expressou sua satisfação em receber a campanha no município, destacando seu potencial para promover o desenvolvimento social e econômico local. Ele ressaltou a importância do tema escolhido para este ano, especialmente para São Francisco, que é diretamente afetado pelo rio São Francisco. “O tema deste ano foi muito bem escolhido. O município de São Francisco é banhado pelo rio em 80 km de calha. A nossa população vive do rio e isso vem de encontro à necessidade que o município tem de produzir conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade. Com certeza é um tema muito apropriado para o momento que estamos vivendo”

Já o vice-prefeito Raul Pereira da Silva ressaltou a relevância do engajamento de diversos setores da sociedade no evento. Ele destacou a importância de preservar os leitos d’água para garantir a produção agrícola e a sobrevivência humana. “São Francisco é um município essencialmente agrícola. Temos poucas indústrias aqui. Produzimos principalmente carne e leite, e já tem uma certa consciência da população de que é preciso preservar os leitos d’água para garantir a produção. Precisamos manter os cursos d’água correndo e o nosso maravilhoso rio da integração nacional também fluindo normalmente”.

Altino Rodrigues, coordenador da CCR Alto São Francisco, expressou sua satisfação com o alto nível de participação e envolvimento dos atores locais na campanha. Ele enfatizou que a campanha transcende o âmbito local e ganha dimensão política e social, levando a importância do rio São Francisco para todo o país. “O que a gente vê aqui é que há realmente a noção de que esse é um movimento político, social, que vai dar visibilidade ao Rio e às riquezas do Rio, na proposta que a gente tem para campanha esse ano. A turma está muito envolvida, com uma programação muito extensa que precisa de ser ajustada e isso vai ser feito agora junto com a equipe da Tanto e com o pessoal do Comitê”.

Participaram também da reunião o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jardson dos Santos Guedes, o presidente do CODEMA, Diovane Rener da Costa, a diretora pedagógica Valéria de Oliveira Lopes, o diretor-geral de Gestão Ailton Ferreira dos Santos, ambos representando a Secretaria de Educação, o presidente do CBHSF 09, Rodrigo Cesar Henriques Teixeira e a vice- CBHSF 09 e Geovana Jardim, da TantoExpresso.

A 11ª edição da campanha Vire Carranca promete ser marcada por uma extensa programação e pelo engajamento de toda a comunidade. O evento visa sensibilizar a população sobre a importância da preservação do rio São Francisco e suas riquezas naturais.

Acompanhe as próximas etapas e novidades sobre a campanha Vire Carranca nas redes sociais do CBHSF e da prefeitura de São Francisco.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto Mariana Salazar
Fotos Paulo Vilela.