GACG realiza primeira reunião do ano sob nova coordenação

17/02/2023 - 9:25

Nos dias 14 e 15, na sede da Agência Peixe Vivo (APV) em Belo Horizonte, o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou sua primeira reunião de 2023. Na ocasião, os membros do grupo elegeram Larissa Cayres como nova coordenadora. Foram discutidos o cronograma de reuniões do ano, o Relatório Anual de Atividades do GACG e as recomendações de auditoria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outros assuntos.


Eleita a nova coordenadora, os membros do grupo iniciaram a reunião debatendo sobre as competências e atribuições do GACG – entre elas, a de “acompanhar física e financeiramente o Contrato de Gestão”, segundo dispõe a Deliberação Normativa no 132 de janeiro de 2022. Houve uma percepção geral de que os encontros do GACG deveriam ser mais frequentes para que essas atribuições sejam plenamente cumpridas. “A proposta é que a gente passe a se reunir remotamente uma vez por mês, mantendo as reuniões presenciais, que, segundo o nosso regimento, são duas por ano”, explica Larissa. “Além disso, vou solicitar 15 ou 20 minutos durante as plenárias do Comitê para a apresentação do GACG. A ideia é que a gente apresente o que foi feito e o planejamento para o período seguinte”, concluiu.

Em seguida, se debruçaram sobre os relatórios e avaliações referentes a 2022. Composto por um representante de cada região da bacia mais um representante da Diretoria Colegiada (Direc), o GACG analisou as avaliações da auditoria da ANA apresentada por Thiago Campos, Gerente de Projetos da APV. Ele também apresentou um balanço do Plano de Execução Orçamentária Anual (POA), resgatando ações realizadas em anos anteriores. Segundo ele, foram realizadas 108 ações no ano de 2021, totalizando R$ 28,6 milhões investidos na bacia, sendo que em 2022 foram 136 ações com R$ 55,1 milhões utilizados dos recursos vindos da cobrança pelo uso da água.


Confira mais fotos dos dois dias de reunião:


O segundo dia de reunião foi dedicado ao Relatório Anual de Atividades do GACG. Tendo em vista os atores envolvidos na execução do Contrato de Gestão 028/ANA/2020 – o CBHSF, a APV e a própria ANA –, o grupo elaborou as diretrizes para a confecção da avaliação dos entes do Contrato de Gestão para a finalização do relatório a ser encaminhado para essas instâncias.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Leonardo Ramos