Podcast Travessia 117: Entrevista com Pedro Melo, do Coletivo Velho Chico Vive

18/01/2022 - 17:35

Os ribeirinhos do São Francisco denunciam a construção de mais uma barragem no rio, sob o falso argumento de que o empreendimento trará desenvolvimento para a região, geração de empregos e estabilidade econômica. O projeto de construção da Usina Hidrelétrica Formoso, entre Pirapora e Buritizeiro, compreende a construção de uma estrutura com capacidade de geração hidrelétrica de 306 megawatt, a 110 km da hidrelétrica de Três Marias.

O projeto tem se mostrado insustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental, e incapaz de beneficiar a comunidade local como vem sendo idealizado. Razões que levaram os povos tradicionais, quilombolas, indígenas, comunidades pesqueiras, vazanteiras, geraizeiras, que vivem e preservam o São Francisco a se juntarem a diversas instituições na criação do Coletivo Velho Chico Vive.

Para saber mais sobre a história do Coletivo e ainda sobre suas ações, o Travessia 117 traz uma entrevista especial com Pedro Melo, que faz parte da iniciativa. Mais conhecido como Pedro Surubim, o artista barranqueiro e ambientalista é nascido e criado em Pirapora, cidade que sofreria impactos no caso de construção da Usina.


Confira o episódio na íntegra:


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiza Baggio e Luciano Mafra