Circuito Penedo de Cinema 2023 lança programação completa

07/11/2023 - 13:45

Maior grade da história do evento em sete dias de cinema, arte e educação


Entre os dias 13 e 19 de novembro deste ano, o Circuito Penedo de Cinema retorna ao centro histórico da cidade ribeirinha com a maior programação já vista. Ao longo de sete dias, mais de 100 curtas e 14 longas-metragens serão exibidos para todos os públicos, além da realização das tradicionais rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e a feira de empreendedores culturais da região. Em sua 13ª edição, o evento reafirma-se como um espaço de estímulo a perspectivas diversas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, sempre em diálogo com a educação.

Um dos destaques da programação de 2023 é a reabertura do Cine Penedo, a primeira sala de exibição fundada na cidade, que funcionou entre as décadas de 1950 e 1980. Enquanto o país segue assistindo com pesar ao fechamento de inúmeras salas de cinema, o Cine Penedo reabre definitivamente suas portas no maior evento cinematográfico de Alagoas, com o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à sétima arte na região ribeirinha. Além disso, no local, que é gerido pela Universidade Federal de Alagoas, também será inaugurada, em breve, uma Escola de Artes e Tecnologias Criativas.

A 13ª edição do Circuito — que também conta com artistas convidados, como Camila Morgado, Antonio Pitanga, Buda Lira, Danny Barbosa, Daniela Fontan, Ângelo Fernandes, Cauã Martins e Francisco Gaspar — ainda terá mais uma sala de exibição ao longo dos sete dias de programação: o Centro de Convenções Zeca Peixoto, antigo Cine São Francisco. É nas duas salas onde acontecerão as projeções dos 13 longas-metragens nacionais convidados (maior número da história do evento):

  • “Retratos Fantasmas” (Kleber Mendonça Filho)
  • “O Sequestro do Voo 375” (Marcus Baldini)
  • “Lobby do Batom” (Gabriela Gasta)
  • “O Rio do Desejo” (Sérgio Machado)
  • “Entrelinhas” (Guto Pasko)
  • “Mais Pesado É o Céu” (Petrus Cariry)
  • “Pequenos Guerreiros” (Bárbara Cariry)
  • “Perdida” (Katherine Chediak Putnam)
  • “Tia Virgínia” (Fabio Meira)
  • “Angela” (Hugo Prata)
  • “Desapega” (Hsu Chien)
  • “Mussum” (Silvio Guindane)
  • “O Impeachment” (Pedro da Rocha)

No antigo Cine São Francisco, ainda acontecem as exibições das mostras competitivas de curtas e a solenidade de premiação dos filmes mais votados. Este ano, foram 841 curtas-metragens inscritos nos três festivais: o 16º Festival do Cinema Brasileiro, evento histórico que acontece em Penedo desde a década de 1970; o 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, janela de divulgação de obras produzidas nas instituições de ensino de cinema de todo o país; e o 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, espaço de debate sobre preservação ambiental. Entre os 61 filmes selecionados, o público pode assistir e votar no seu preferido por meio do site oficial do evento.

Além das mostras competitivas, o Circuito contra com três mostras não competitivas: a 12ª Mostra de Cinema Infantil, com produções voltadas para o público infanto-juvenil, a Mostra de Cinema Livre, que acontece em praça pública, com filmes para todas as idades, e a Mostra Internacional Socioambiental, que se constitui como um espaço para o cinema latino-americano contemporâneo e conta com a curadoria de Caroline Pavez, em parceria com Além disso, o Circuito ainda promove a noite da Quarta Macabra, que, este ano, exibe, a partir da meia-noite, o curta “Bergamota”, de Hsu Chien, e o longa “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho.

A programação, porém, não se encerra com as exibições dos filmes, pois o 13º Encontro de Cinema Alagoano promove uma série de atividades. Além dos seis dias de debate com os realizadores dos filmes selecionados e convidados, serão realizadas três oficinas. A primeira, no Theatro Sete de Setembro, com César Ferrario, Titina Medeiros e participação de Camila Morgado, aborda a formação de atores; a segunda acontece no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU), com Andreia Paiva, que vai discutir técnicas de stop motion; e a terceira, de pré-produção cinematográfica, com Francisco Gaspar, será voltada exclusivamente para a comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

Fechando a grade de programação do Circuito Penedo de Cinema 2023, a Praça 12 de Abril, localizada às margens do Rio São Francisco, também recebe atividades durante a semana. Em todos os dias de evento, a feira de empreendedores culturais está aberta ao público a partir das 16h. Já no fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, também na praça, o palco musical anima o centro histórico de Penedo com os artistas alagoanos Vitor Pirralho, Marcos Bruno, Banda Artehfato e Raiz Positiva.

Assim, o Circuito Penedo de Cinema 2023 reafirma-se como uma vitrine não somente para o cinema, mas também para a diversidade e qualidade de toda a cena artística e cultural do estado de Alagoas. Para acesso à programação na íntegra e mais informações sobre o evento, acesso o site: www.circuitopenedodecinema.com.br.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Assessoria de imprensa do Circuito Penedo de Cinema
Acompanhe o Circuito Penedo de Cinema 2023.
Site: circuitopenedodecinema.com.br
Instagram: @circuitopenedo
YouTube: circuitopenedodecinema
ASSESSORIA DE IMPRENSA
(82) 99971-6613 – Eduardo Afonso Vasconcelos | eafonso.vasconcelos@gmail.com
*Foto: Paula Fernandes