Novos planos de saneamento foram entregues no Submédio São Francisco

22/11/2021 - 20:05

As cidades de Floresta e Tacaratu, em Pernambuco, e Glória e Rodelas, na Bahia, vivenciaram um momento de celebração nos dias 18 e 19 de novembro com a entrega do produto final do Plano Municipal de Saneamento Básico. O trabalho, iniciado no final de 2020, foi concluído pela Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), empresa contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da Agência Peixe Vivo.

O trabalho é resultado da coleta de informações do poder público municipal, das instituições prestadoras de serviços básicos e essenciais e da população, que participou de todo o processo de construção do PMSB através da formação do grupo de trabalho de acompanhamento das reuniões setoriais e das audiências públicas.

“É um momento de festa. Estes municípios se juntam, agora, ao grupo das 115 cidades já beneficiadas com a elaboração do plano pelo Comitê. O que o CBHSF vem fazendo financiando os PMSBs é uma forma de revitalização do rio São Francisco através deste que é um instrumento obrigatório para os municípios. A partir dele, o município tem um instrumento legal que deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para que se torne lei e possa ser aplicado, melhorando a qualidade da água da bacia do São Francisco”, explicou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar.

A vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano, lembrou que o saneamento das cidades garante dignidade às famílias. “As obras de saneamento, embora não sejam vistas, são as que garantem maior dignidade para as pessoas, por isso é um avanço para o município de Floresta”, lembrou agradecendo o empenho do CBHSF em subsidiar o trabalho.

O engenheiro da equipe técnica da COBRAPE, Luiz Fernando de Moraes, lembrou que a elaboração do plano de saneamento das cidades cumpriu seis etapas correspondendo desde à mobilização das comunidades da sede e áreas rurais para que os moradores pudessem apontar os problemas, até a construção do documento que retrata as deficiências das cidades e também apresenta as propostas de soluções.

Em Tacaratu, município pernambucano de quase 25 mil habitantes, a população celebrou ao receber os documentos que irão subsidiar um crescimento ordenado, garantindo cuidado com o rio São Francisco, fonte de geração de renda e vida para as cidades. “Ganhamos o plano, mostrando o interesse de trazer o melhor para Tacaratu. Agora é continuar trabalhando em parceria, de mãos dadas, para seguir e fazer o melhor pelo município”, enfatizou o prefeito Tacaratu, Washington Angelo de Araújo.

O Plano de Saneamento entregue em quatro cidades visa o planejamento estimado para o período de 20 anos, compreendendo os anos de 2022 a 2041, buscando solucionar carências de abastecimento de água garantindo eficácia no fornecimento, proteger mananciais, assegurar a qualidade da água distribuída à população preservando os padrões de potabilidade vigente, e reduzir as perdas de água. Além disso, nos demais eixos do saneamento básico, como o esgotamento sanitário, o PMSB deve oferecer condições sanitárias adequadas à população do município sobre o lançamento irregular de esgoto doméstico, implantar e ampliar a cobertura com os serviços de esgotamento sanitário ao longo dos próximos anos, realizar o monitoramento do esgoto bruto e tratado.

Os resíduos sólidos, ou seja, o lixo gerado nas cidades, também devem passar por adequações na sua forma de tratamento e destinação. Sendo um dos maiores problemas das cidades, boa parte dos municípios brasileiros ainda não dispõe do tratamento adequado do lixo, despejando seus resíduos em lixões a céu aberto, gerando a contaminação do solo e da água.

Por isso, o PMSB prevê a implantação de campanhas permanentes de educação ambiental que promovam a não geração, redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos urbanos buscando a excelência na qualidade dos serviços de coleta e limpeza urbana além da ampliação da coleta convencional e implantação da coleta seletiva para toda a população. Para a drenagem de águas pluviais, o documento prevê a ampliação ou instalação do sistema de macrodrenagem atendendo à demanda de urbanização do município. Além disso, o plano propõe criar nos cidadãos uma consciência de preservação dos recursos hídricos, coibindo o lançamento de resíduos sólidos e esgotos sanitários na rede de drenagem pluvial e cursos d’água e promover a manutenção preventiva e corretiva do sistema de drenagem do município.


Entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico em Tacaratu (PE)

Na cidade baiana de Glória, localizada a 514 km da capital Salvador, onde existe intensa atividade de piscicultura nas águas do Velho Chico, o prefeito da cidade, David Cavalcanti, ao agradecer ao CBHSF pelo financiamento do Plano, ressaltou que é preciso cuida para continuar desfrutando de toda riqueza e potencialidade das águas do rio São Francisco. “Eu sou do Comitê do São Francisco e digo que se mexer com o Velho Chico eu viro carranca. Eu defendo o rio porque dependo dele, como todos os ribeirinhos e se a gente não cuidar, nada dá certo. Então este documento é uma forma de respeitar, de prevenir e sou muito grato de fazer parte do Comitê que é o espaço onde todos têm voz’, declarou.

A última cerimônia de entrega do PMSB aconteceu na cidade de Rodelas, BA, onde a totalidade da população ainda consome água sem tratamento. Para a educadora Idalina Fonseca, a cidade avança no sentido de construir ferramentas necessárias para garantir a qualidade de vida das pessoas. “Para mim é um presente receber do Comitê o plano de saneamento, construído em conjunto, levando a sério e contribuindo passo a passo com o que está escrito neste planejamento. O cuidado com a natureza e com a água é fundamental para que tenhamos qualidade de vida”.


Veja as fotos dos eventos: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Juciana Cavalcante