CBHSF lança 2ª edição do Manual de Educação Ambiental – O Velho Chico são muitos

20/05/2022 - 10:27

A cartilha de educação ambiental O Velho Chico são muitos – Manual de Educação Ambiental, tem como objetivo funcionar como apoio à abordagem prévia dos professores junto aos alunos nos dias que antecedem a realização da campanha. Não há, portanto, pretensão de contemplar todo o conteúdo relacionado à educação ambiental, ou mesmo de substituir os materiais pedagógicos de disciplinas específicas, como ciências, geografia ou biologia. A ideia é atuar como um catalizador de interesses e perspectivas da interdisciplinaridade da sustentabilidade.


A publicação é um breve apanhado de alguns dos principais temas da Educação Ambiental e faz parte da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco há nove anos, cujo objetivo é chamar atenção para os sérios problemas enfrentados pelo Rio.

Os textos-base visam aproximar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das questões ecológicas que têm graves repercussões globais e cujas práticas preventivas dizem respeito ao cotidiano de todos nós.

Como complemento, são indicados alguns links de conteúdos disponíveis em sites de diferentes entidades e da imprensa, textos em geral, jogos e vídeos a serem utilizados conforme os recursos e disponibilidades de cada escola. Também são sugeridas algumas atividades pedagógicas, como a realização de ações de campo, pesquisas em fontes bibliográficas e entrevistas, cálculos, desenhos, desenvolvimento de jogos, etc., de modo a contemplar a variada gama de abordagens que a sustentabilidade requer na vida prática.

Os dados e informações contidos nos textos estão amparados nas próprias fontes indicadas à complementação do conteúdo, de modo que cada professor poderá explorar com profundidade os assuntos, conforme sejam de maior interesse.

Em função de a proposta abranger estudantes do Ensino Fundamental e Médio, se buscou finalizar um texto que pudesse dialogar com esse público, sem prejuízos à compreensão dos mais novos, e, ao mesmo tempo, pertinente ao público de mais idade. O foco é maior no que tange à Bacia do Rio São Francisco, porém, buscou-se abarcar o máximo de conteúdo em educação ambiental. O material está disponível para download no site https://virecarranca.com.br/parcerias/ e pode ser acessado também aqui.


Confira o manual na íntegra:


Assessoria de Comunicação do CBHSF: 
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social 
*Texto: Mariana Martins