Equipe de Patrimônio Espeleológico e Arqueologia da FPI-BA acompanha e diagnostica situação das rachaduras na cidade de Lapão

21/07/2023 - 11:09

Durante a 47ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI-BA), a equipe de Patrimônio Espeleológico e Arqueologia do Programa acompanha e diagnostica situação das rachaduras na cidade de Lapão. Foram encontrados colapsos e trincas no terreno, afetando uma quadra esportiva, a Travessa Sócrates Menezes, um mercado e algumas residências localizadas no Centro.


As ações realizadas na FPI, em várias frentes, não identificou agravamento das rachaduras.

No entanto, existe a necessidade de alguns estudos e de medidas a serem implementadas, a exemplo de ampliação de monitoramento das águas subterrâneas, de modo a monitorar a situação atual. Essa e outras sugestões estão sendo apontadas em relatório técnico desenvolvido pela equipe da FPI, que será encaminhado às devidas autoridades competentes.

Estudo

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) empenhou investimentos em estudos nessa região, e conforme a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), as sondagens rotativas revelaram a existência de uma rocha calcária fraturada na região. Esse tipo de rocha pode sofrer um processo chamado carstificação, que causa a formação de vazios e zonas com material decomposto e argilas. Essa fragilidade do terreno pode levar ao surgimento de colapsos e trincas, como os observados nas estruturas da cidade.

É importante destacar que o Carst é um tipo de relevo geológico que ocorre principalmente em regiões com rochas calcárias. Esse relevo é caracterizado pela dissolução química das rochas, resultando em características físicas como cavernas, dolinas e rios subterrâneos. Porém, também pode ocorrer em outros tipos de rochas carbonáticas, como o mármore e as rochas dolomíticas.

Integram a equipe

A equipe de Patrimônio Espeleológico e Arqueologia da FPI-BA é coordenada por Admir Brunelli, colaborador da Fiscalização Preventiva Integrada e é composta por membros do Corpo de BOmbeiros Militar da Bahia (CBM-BA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU).



Audiência pública

Ao final das ações, será realizada audiência pública que acontece no dia 21 de julho, às 8h30 no Colégio Modelo, na cidade de Irecê. O objetivo é apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.

Coordenação-geral da FPI-BA

A coordenação-geral é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Órgãos e entidades integrantes da 47ª etapa da FPI-BA

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Agência Peixe Vivo (APV); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia( AGENDHA); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA); ONG Animallia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Corpo de Bombeiros Militar-BA (CBM-BA); Comando de Policiamento Especializado (CIPPA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); Divisão de Vigilância Sanitária-BA (DIVISA-SESAB); Fórum Baiano de Combate ao Agrotóxico (FBCA); Fundação José Silveira; Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental( GERMEN) ; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO); Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); Instituto HORI; Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional( IPHAN); Marinha do Brasil; Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Público Federal-BA (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); Policia Civil; Polícia Federal; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação da Bahia (SEAGRI); Secretaria da Fazenda-BA (SEFAZ); Secretaria de Saúde-BA (SESAB); Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia(SIHS-CERB); Superintendência Regional do Trabalho-BA (SRTE); Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Sindicato dos Técnicos da Bahia (SINTEC); Superintendência da Defesa Civil-BA (SUDEC) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Assessoria de Comunicação da FPI/BA