CBHSF e prefeitura assinam ordem de serviço para implantação da rede coletora de esgoto em Penedo (AL)

10/10/2023 - 14:55

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Prefeitura de Penedo (AL) assinaram, na manhã de ontem (09), a ordem de serviço para implantação da rede coletora de esgoto do Centro Histórico do município. A cerimônia ocorreu na sede da Prefeitura, e contou com a presença do presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo SF), Anivaldo Miranda, do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, do representante da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio, do presidente da Câmara de Vereadores, Messias da Filó, dos representantes da empresa executora, W2 Engenharia LTDA e alguns secretários municipais.


O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, discorreu durante a reunião sobre a importância da execução desse projeto em Penedo (AL) e pontuou que é a realização de um sonho. “Estamos realizando um grande sonho que é o de retirar o esgoto lançado no Velho Chico. Cobramos pela revitalização do rio São Francisco, tanto do ponto de vista ambiental, como social. É uma parceria com a prefeitura de Penedo que trará melhorias na qualidade de vida do rio e do povo. Aprovamos o projeto na CCR, fizemos um Termo de Cooperação, aprovamos o projeto, licitamos e hoje assinamos a tão esperada ordem de serviço”, explicou.

Para Anivaldo Miranda, o papel do Comitê foi sempre fazer, como diz o ditado, “de um limão uma limonada”, trabalhando com pequenos recursos e buscando soluções para a revitalização do rio São Francisco. “Temos a oportunidade de fazer uma grande ação. O nosso rio está morrendo e precisamos agir. Que o projeto de saneamento básico reverta a situação nessa região. Sinto-me feliz em ter pensado, junto com Maciel, este projeto. Penedo está retomando seu destaque e que bom que o Comitê é parceiro em projetos como este, que visa a revitalização do rio”.

A execução do projeto será realizada pela W2 Engenharia LTDA e a previsão de início é na segunda quinzena de novembro de 2023. A fiscalização terá o acompanhamento da Agência Peixe Vivo juntamente com os órgãos municipais.

“Alagoas tem sido muito feliz por ter nomes tão importantes à frente do Comitê. Essa obra é essencial para Penedo do ponto de vista da saúde, social e ambiental. Com a solução do esgotamento sanitário, outros pontos serão sanados. O município vai ser uma das poucas cidades que não jogará esgoto no rio e isso é motivo de orgulho. Quando começar a funcionar esse esgotamento todos perceberão como a saúde dos cidadãos penedenses irá melhorar”, comentou o prefeito, Ronaldo Lopes.


Confira mais fotos:


Investimento

Com o intuito de alcançar a Meta II.6 estipulada pelo CBHSF, a Agência Peixe Vivo, o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Penedo (AL), a Prefeitura e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), discutiram e validaram in loco as demandas preliminares para execução do projeto proposto, a partir de reuniões e visitas de campo. Foi proposta a interligação dos esgotos gerados no Centro Histórico de Penedo, eliminando o seu lançamento no rio São Francisco, visando assegurar ganho na saúde e melhoria da qualidade de vida da população da região. Atualmente, todo o efluente doméstico produzido no Centro Histórico de Penedo é coletado parcialmente e lançado sem qualquer tipo de tratamento diretamente no rio São Francisco, bem próximo à travessia de balsas de Penedo.

No ano de 2022, foi elaborado o projeto básico e executivo para a implantação do sistema de interligação dos esgotos gerados no centro histórico de Penedo, até a Estação de Tratamento do município. A implantação da rede de interligação, contará com um investimento do CBHSF de R$2.405.682,48, para que seja eliminado o lançamento dos esgotos no rio São Francisco e assegure o ganho na saúde com melhoria da qualidade de vida da população da região. Com a realização deste empreendimento, espera-se que 100% da demanda de coleta e tratamento de esgoto do Centro Histórico de Penedo seja solucionada.

Saiba mais sobre o município contemplado

Penedo, município do Estado de Alagoas, possui, de acordo com o Censo do IBGE (2010), um índice de esgotamento sanitário atendido por rede geral de esgoto ou pluvial de 11,9% para sua população total. Ainda de acordo com o diagnóstico, 59% desses esgotos domésticos são direcionados para fossas rudimentares. Na zona rural, a situação é ainda mais problemática visto q u e apenas 0,8%da população é atendida por rede de esgoto, sendo mais de 67% atendida por fossa rudimentar. Além disso, quase 10% dos domicílios não possuem banheiro (IBGE,2010).


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento