Membros do CBHSF realizam visita técnica à Associação Aroeira

10/04/2023 - 12:05

A Associação Aroeira, situada em Piaçabuçu (AL), que desenvolve o Projeto de Educação Ambiental e de reflorestamento Bosque Berçário das Águas, financiado pelo CBHSF, recebeu, no dia 30 de março, as visitas do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo), Anivaldo Miranda, do coordenador da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projeto (CTPPP), Melchior Nascimento e Thiago Campos, gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo.


O objetivo foi analisar tecnicamente a respeito de como se encontra o viveiro que fornecerá mudas para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal na região da foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu e Brejo Grande (SE), e as demais instalações da associação.

De acordo com o coordenador da CCR Baixo, Anivaldo Miranda, a visita foi importante para aferir o estágio das ações que estão previstas no plano de trabalho e também para verificar se o ritmo dos serviços permitirá o cumprimento dos prazos previstos. “Tudo isso deverá ser informado na próxima reunião da CCR Baixo prevista para o dia 25 de abril, em Aracaju. Esse projeto será muito importante como ação demonstrativa capaz de inspirar novas comunidades para a longa batalha de recuperação das matas ciliares do Velho Chico”, explicou.

Jorge Izidro, especialista em Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e representante da Associação Aroeira, contou que a visita do coordenador da CCR Baixo do CBHSF ao projeto Bosque Berçário foi de extrema importância porque ele pode verificar o andamento das ações e da questão da outorga do poço. “Ele solicitou que fossem confeccionadas mais placas de sinalização alusivas ao projeto. Essa visita foi de suma importância para a Associação Aroeira e para os extrativistas da foz do São Francisco, porque o projeto é de cunho socioambiental com geração de renda para as comunidades”, disse.

Na oportunidade, Jorge Izidro conversou com o coordenador da CTPPP, Melchior Nascimento, e eles trataram do Termo de Cooperação e a parceria da Associação Aroeira com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Confira o vídeo sobre a visita, publicado no canal do CBHSF, no YouTube!


Confira mais fotos da visita e da Associação:


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira