Pirapora e Buritizeiro, duas cidades com o mesmo objetivo: despertar o cuidar do Rio São Francisco através da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”

07/06/2022 - 17:25

Localizadas às margens do Rio São Francisco, no Alto São Francisco, as duas cidades receberam este ano atividades presencias da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, que em 2022 tem o tema “O Velho Chico são muitos”. Uma Bacia Hidrográfica não se faz de um único rio, são nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Territórios que se unem pela lógica das águas.


O dia 3 de junho de 2022, data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, começou animado no município de Buritizeiro. Na Praça das Mangueiras, alunos de três escolas – Escola Municipal Boaventura Correa de Melo, Escola Estadual Marieta Amorim e Escola Estadual Professora Elisa Teixeira de Carvalho – foram recepcionados com atividades culturais e educacionais. No local os estudantes também puderam interagir com os totens educativos da campanha, além de visitarem uma belíssima exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco.

“É a primeira vez que recebemos em nossa cidade essa campanha importantíssima, que, acima de tudo, defende o São Francisco e o meio ambiente. Por isso, para nossa população é muito gratificante receber este evento e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Nossa comunidade abraçou a causa, todos nós ribeirinhos estamos honrados em defender diariamente, em pequenas ou grandes ações, o Velho Chico. Vamos virar carranca em defesa do nosso rio”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Buritizeiro, Edmilson Melo.

Já na parte da tarde foi a vez de Pirapora receber na Praça Cariris, os totens educativos e interativos e a exposição fotográfica. Alunos das escolas municipais, Maria Josefina, Mathilde Cordeiro de Aquino, Rui Barbosa e da Escola Estadual Fernão Dias também tiveram durante as comemorações apresentações teatrais com temáticas voltadas para a educação ambiental.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar (PTB), falou da importância em se trabalhar desde cedo a educação ambiental. “Vejo aqui muitas crianças conhecendo as histórias e o valor do Velho Chico. E quando sabemos da importância dele e de outros rios começamos a cuidar melhor dos nossos recursos hídricos. Mas também cabe aos gestores, que estão nesta bacia hidrográfica, trabalhar por leis ambientais mais rígidas que defendam e zelem pelo Rio São Francisco, tanto no âmbito federal, estadual e municipal”, observou o prefeito.

O coordenador da Câmara Consultiva (CCR) do Alto São Francisco, Altino Rodrigues, comentou sobre a volta das atividades presenciais do Comitê durante a campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’. “Nesta 9° edição tivemos o privilégio de realizar atividades educacionais em duas cidades ribeirinhas, numa parceria com as prefeituras, escolas e demais agentes locais. Um esforço coletivo para defender o nosso rio, pois este ano nossa campanha é maior. A diversidade da bacia do São Francisco nos permite mostrar todas as faces dele, por isso, a pergunta ‘O Velho Chico são muitos, qual deles é você?’”, indagou Altino.

Altino Rodrigues ainda acrescentou que essa união é importante para defender o Velho Chico. “Precisamos que cada um incorpore e assuma o papel na defesa do Velho Chico, pois essa é a proposta: que todos preservem o rio com uma visão ambiental e social, não apenas como insumo básico, como água apenas. É preciso trazer o rio para nossa cultura, demostrar o que ele representa na promoção da vida”, salientou o coordenador.


Confira mais fotos: 


Barqueata

Com muita fé, emoção e devoção. Foi assim que terminaram, no dia 04 de junho de 2022, as comemorações pelo Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, nos municípios de Pirapora e Buritizeiro.

Às margens do Velho Chico, em Terezinha de Babau, no lado de Buritizeiro, os presentes receberam a Benção Sanfranciscana e em seguida, numa barqueata, com auxílio da Marinha do Brasil, a imagem de São Francisco de Assis partiu navegando em direção à Pirapora. Na cidade, uma procissão acompanhou o Santo até a Igreja da Matriz de São Sebastião.

“Foram dois dias intensos, nos quais demostrarmos que todos os dias temos motivos para defender o Velho Chico. A campanha acende um alerta e cabe a todos propagar essa ideia e ação durante todo o ano. Fico emocionado de ver tantas crianças e jovens empenhados neste movimento. Uma geração nova virando carranca para defender o Velho Chico”, disse Adelson Toledo, membro da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco do CBHSF.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tiago Rodrigues
*Fotos: Bianca Aun