As importantes ações características da Agricultura Sustentável

20/07/2016 - 18:44

A agricultura é a atividade humana que mais relaciona a sociedade e a natureza. Quando sustentável, essa atividade conserva os recursos naturais e fornece alimentos mais saudáveis, não prejudicando o meio ambiente, a economia e a saúde da sociedade.
A agricultura sustentável é um tipo de agricultura ecologicamente equilibrada e justa do ponto de vista social. Algumas ações importantes são características desse tipo de agricultura, como:

  • a diminuição do uso de adubos químicos e de técnicas que poluam o ar, o solo ou a água;
  • o aumento da prática da agricultura orgânica e da criação e uso de sistemas que recolham as águas das chuvas para a irrigação;
  • o não desmate das florestas e matas para ampliar as áreas agrícolas;
  • e ainda, o respeito às leis trabalhistas dos trabalhadores do campo.

Para ser considerada sustentável, a agricultura deve garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. Mas o consumidor também precisa se inserir nesse processo.
É importante verificar a origem dos produtos e dar preferência para empresas que estejam no caminho da sustentabilidade ambiental e social, por exemplo, consumindo mais produtos orgânicos. E, lembre sempre que uma agricultura sustentável significa uma natureza mais harmônica: prejudicando menos os rios e florestas. O rio São Francisco agradece.