CBHSF participa de visita técnica em distrito de Jacobina para implantação de serviços de requalificação ambiental

17/01/2022 - 14:45

Dando seguimento à elaboração do Termo de Referência, documento que irá subsidiar os serviços de requalificação ambiental no distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina (BA), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo, ASL Consultoria e Projetos – empresa responsável pela realização do estudo técnico – e os proponentes do projeto estiveram na comunidade para avaliar os melhores pontos para a implementação das ações.

A visita técnica faz parte do cronograma de ações para elaboração do documento que deve conter as especificações para a realização das obras demandadas pela comunidade que aponta a necessidade de reverter a degradação ambiental no Vale do Rio Caatinga do Moura, processos de salinização e alcalinização de solos que impactam fortemente as comunidades e induzem a sobre-exploração dos recursos de água e solo.

Com isso, a região, conhecida pela produção de banana e outras frutas, por muitos anos utilizando técnicas inadequadas de manejo da água e solo, sofre com a diminuição dos recursos hídricos. O objetivo do projeto de requalificação ambiental é promover a sustentabilidade para a mitigar os impactos sociais e econômicos das secas periódicas que atingem a região e corrigir o processo de degradação ambiental causado pela conjugação das estiagens com a forte pressão da ação humana predominante nas áreas beneficiadas.

“Com base nas informações coletadas nesta visita, a empresa ASL irá concluir a elaboração do Termo de Referência, caso não seja necessário mais nenhuma informação complementar. Concluído o Termo de Referência, o próximo passo é o processo licitatório para contratação da empresa que executará as ações contempladas no referido Termo”, explicou o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva, responsável por acompanhar o andamento do estudo.


Visita técnica dá seguimento à elaboração do Termo de Referência, que irá nortear os serviços de requalificação ambiental na região


O projeto deve beneficiar, diretamente, mais de três mil famílias que vivem na comunidade e em torno de 150 pequenos produtores rurais. “A visita funciona com uma verificação pelo Comitê, Agência Peixe Vivo, empresa licitada e proponente para o termo de referência. Ela é necessária para o aprofundamento do estudo e conclusão do estudo”, explicou o secretário do CBHSF, Almacks Luiz Silva.

A empresa tem o prazo de 60 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço para conclusão e apresentação do produto que deve ainda passar por avaliação e aprovação da Agência Peixe Vivo. Após essa etapa, será aberto processo de licitação para contratação de empresa especializada para realização dos serviços.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Almacks Luiz Silva; Paulo Sérgio da Silva