Projetos do Alto São Francisco são apresentados em reunião da Câmara Consultiva

21/01/2022 - 16:55

Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), se reuniram no dia 20 de janeiro, por videoconferência, para debater sobre os projetos em execução e os que estão em fase de contratação na região do Alto São Francisco.

A equipe da Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo apresentou os quinze projetos da CCR Alto e o status de cada um deles. Dentre eles estão cinco projetos de requalificação ambiental em execução, dois projetos de sustentabilidade hídrica no semiárido em fase de contratação, cinco projetos especiais em execução, um projeto de esgotamento sanitário em fase de licitação, bem como a Elaboração do Plano Diretor e enquadramento dos corpos de água para a Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco. Também estão em execução o enquadramento dos corpos d’água superficiais e estudo para o planejamento do enquadramento das águas subterrâneas no trecho Alto São Francisco nas bacias dos rios Pará, Paraopeba e Entorno de Três Marias.

Além disso, 23 municípios do Alto São Francisco têm seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em fase de elaboração. Todos os projetos da CCR Alto são Francisco podem ser acessados na plataforma SIGA São Francisco, no módulo acompanhamento de ações.

O vice-presidente do CBHSF, Marcus Vinícius Polignano, participou da reunião e parabenizou os membros da CCR Alto São Francisco pelo empenho. “É satisfatório ver o compromisso e dedicação de todos em prol do Rio São Francisco. A CCR Alto tem amadurecido cada vez mais e com muita união e diálogo tem avançado de forma democrática em suas ações”, disse.


Membros da CCR Alto São Francisco discutiram projetos voltados à região


Indicação GACG e CTAI

Durante a reunião virtual, os membros da CCR Alto São Francisco também definiram seus representantes na composição do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) e na Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI). O grupo de trabalho e a câmara técnica fazem parte da composição do CBHSF e auxiliam as discussões e tomadas de decisão em cada tema a que são designados.

Para compor a CTAI foi escolhido Nísio Miguel Torres de Miranda, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Já no GACG foi eleito João Carlos de Melo, representante do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

“Estamos muito bem representados nas duas instâncias do CBHSF. O desafio será enorme tanto no GACG na busca de uma maior eficiência junto a agência de bacia, de acordo com as novas diretrizes da ANA [Agência Nacional de Águas] quanto na CTAI que luta por uma gestão cada vez mais integrada, articulada”, afirmou o coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Leo Boi e Luiza Baggio