Coordenador da CCR Baixo São Francisco participa de encontro com novo secretário da SEMARH/AL e apresenta ações do Comitê

20/06/2022 - 15:55

Recentemente, o arquiteto e urbanista Gino César assumiu a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL) e, aos poucos, está se reunindo com representantes de órgãos e entidades para entender melhor as ações que são realizadas em Alagoas relacionadas à gestão hídrica.


Na último dia 13, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou de um café da manhã com o atual secretário da SEMARH/AL, onde também estiveram presentes o professor da Universidade Federal de Alagoas, Melchior Nascimento, o advogado e membro da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF e especialista em Direito Ambiental, Marcelo Ribeiro, e o geógrafo e mestrando em geografia, Jardel Barbosa.

Durante o encontro, o coordenador da CCR Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, fez um diagnóstico da gestão hídrica e ambiental e identificou oportunidades de cooperação institucional entre a SEMARH/AL, a UFAL e os comitês de bacias. “A conversa envolveu assuntos como a gestão do Canal do Sertão, Planos Municipais de Saneamento Básico, a implantação dos instrumentos da gestão das águas em todo território de Alagoas, a luta contra o Projeto de Lei nº 4546/21, a recuperação dos conselhos gestores de unidades de conservação e outros assuntos de uma pauta com muitos desafios”, pontuou Miranda.

De acordo com o secretário da SEMARH/AL, este primeiro contato com representantes do CBHSF e da universidade foi para tratar de pautas com grande relevância como a gestão das águas, as ações do CBHSF, o Canal do Sertão e tudo que envolve a área de recursos hídricos. “A intenção do encontro é aproximar profissionais que têm o mesmo interesse e o Anivaldo Miranda trouxe pontos importantes relacionados ao Comitê. O plano de gestão do Canal do Sertão também teve destaque neste encontro. A nossa ideia é trabalhar políticas públicas na área de meio ambiente e recursos hídricos, e para isso é necessário conhecer toda a realidade de entidades que constroem uma pauta ambiental no estado. Em breve teremos outros encontros para estreitar os laços com o Comitê e a universidade”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: SEMARH/AL