Representantes do Alto São Francisco participam de Oficina de Diagnóstico Participativo do PEA-BHSF

18/05/2023 - 10:51

Representantes de diferentes segmentos do Alto São Francisco se reuniram em Belo Horizonte, no dia 16 de maio, para a participarem da Oficina de Diagnóstico Participativo do Plano de Educação Ambiental (PEA) da bacia do Velho Chico. O PEA foi contratado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e vai fortalecer, fomentar e planejar a implementação de ações e práticas em toda a bacia, tendo como horizonte o período de 2023 a 2033.


O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, esclareceu sobre o objetivo da oficina. “Convidamos pessoas com conhecimento e experiência em educação ambiental para dialogar sobre o tema. A bacia do São Francisco engloba 505 municípios e seis estados [Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Sergipe e Alagoas], além do Distrito Federal. Cada região possui características peculiares e sabemos que diversas ações já são realizadas. A nossa difícil tarefa é costurar e propor um plano de educação ambiental voltado para a gestão dos recursos hídricos”, afirmou.

O objetivo da oficina foi ampliar e fomentar a participação social no processo de construção do PEA. No encontro, os participantes conheceram a proposta de elaboração do plano, trocaram experiências e participaram de uma dinâmica para despertar a criatividade de todos.

A Gerente de Educação Ambiental da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Viviane Evangelista, participou da oficina. “Fiquei impressionada com o nível das atividades que já são realizadas na bacia e o nível de proposições de ações: desde festivais de cinemas, almanaques e parcerias com escolas, até produções audiovisuais. A bacia do São Francisco é rica em cultura e história e merece um plano de educação ambiental de destaque com ações que visem uma melhor conscientização e mobilização em prol da bacia”.

Veja aqui as fotos da oficina:

 

O diagnóstico

A construção do PEA compreende a elaboração de cinco produtos: Plano de Trabalho, Diagnóstico Participativo, Prognóstico, PEA-BHSF Consolidado e Resumo Executivo.

O diagnóstico teve o intuito de conhecer as dinâmicas do território, fazendo um recorte das ações e projetos de educação ambiental, mobilização social e capacitação que estão inseridos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco. Também foram identificados os atores envolvidos para que o Grupo de Trabalho formado para a elaboração do plano em cada umas das 4 regiões fisiográficas faça a hierarquização das melhores práticas implementadas e, assim, façam a proposição das melhores ações para o PEA.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Luiza Baggio/Ohany Vasconcelos