CBHSF realiza solenidade de entrega dos tanques pulmão, em Piaçabuçu (AL)

20/03/2023 - 15:58

Na última quinta-feira (16), ocorreu a solenidade para a entrega oficial dos tanques pulmão aos moradores do município de Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas. A obra teve como realizador o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e contou com um investimento de cerca de R$10 milhões, advindos dos recursos da cobrança pelo uso da água.


O Comitê, através da empresa Target Engenharia Civil e Elétrica contratada pela Agência Peixe Vivo, implantou um sistema robusto para a reserva de água bruta, além das estruturas acessórias para a captação e adução de água, que incluem a implantação de sistema de captação a fio d’água, implantação de elevatória de água bruta, incluindo fornecimento e montagem de plataforma flutuante, ancoragem e dois conjuntos de moto bomba. A estrutura contou ainda com a instalação de tubulação adutora de água bruta, que irá conduzir a água da nova captação no manancial até os novos reservatórios, o fornecimento e implantação das instalações elétricas, conforme projeto executivo, normas e procedimentos definidos pela concessionária local de energia, implementação de painéis elétricos para funcionamento do sistema e a implantação de três reservatórios de 275 m³, totalizando 825 m³ para armazenamento de água bruta.

A solenidade aconteceu no local onde os tanques pulmão estão instalados e contou com a presença de membros do CBHSF, representantes da CASAL, SEMARH, ANA, Águas do Sertão, além de vereadores de Piaçabuçu, secretários municipais e sociedade civil que acompanharam todo o evento, os depoimentos dos representantes, a assinatura do Termo de Doação de toda estrutura e o descerramento oficial da placa que oficializou a entrega.

Após ser formada a frente de honra com representantes do CBHSF, Prefeitura de Piaçabuçu, CASAL, Agência Nacional de Águas e SEMARH, as falas dos representantes foram iniciadas, começando com o secretário municipal de educação Guto Beltrão, que representou o prefeito de Piaçabuçu. Para ele, “a obra é um alento para a população local que vive uma crise hídrica, com água salgada que é imprópria para consumo. Nossa gratidão ao Comitê que uniu esforços para trazer água de boa qualidade à cidade”.

“Nós estamos recebendo um sistema que vai nos ajudar demais na capacidade de reservação de água bruta e melhorar o carregamento de água aqui para a estação de tratamento, em Piaçabuçu. Essa parceria que a CASAL está fazendo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Agência Peixe Vivo, nesse complemento de serviços, de obras de abastecimento de água, com certeza vai marcar uma série de futuras parcerias. Para o município é extremamente importante ter um aumento da capacidade de reservação para justamente manter essa prestação de serviço, no mínimo, satisfatória”, pontuou o presidente da CASAL, Luiz Neto.

Anivaldo Miranda, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR Baixo) do CBHSF, deu um depoimento firme e em alguns momentos cheio de emoção. Na oportunidade, ele ressaltou a importância da valorização da água e sua gestão planejada, bem como cobrou de alguns órgãos um trabalho mais aprofundado em defesa do rio São Francisco e das populações ribeirinhas. “A construção dos tanques pulmão, em Piaçabuçu, assim como de outros projetos é fruto da cobrança pelo uso da água. É pouco, mas estamos conseguindo redistribuir e levar projetos bem planejados, preparados e úteis, dentro de uma gestão séria, que ajudam às comunidades nas regiões onde há a necessidade de água com melhor qualidade”, disse.

O economista Nairan Custódio disse que água não só é vida, como também representa dinheiro. “Piaçabuçu, agora equipada com um sistema de fornecimento e distribuição de água, se beneficiará com um sistema hídrico que contemplará todas às suas necessidades e fará girar o capital não só para a população local, como para o turismo que atua como grande parte da economia local, atraindo cada vez mais turistas. Para além disso, as produções locais, como as de cana-de-açúcar, por exemplo, serão beneficiadas, haja vista que esta, por si só, consome e demanda uma grande quantidade de água”.


Confira mais fotos da entrega:


Ideia do tanque pulmão

Miranda reforça que a ideia de construir um sistema de reservação foi fruto de medidas adotadas na sala de situação da Agência Nacional de Águas. “A ideia do sistema de captação, adução e reserva de água bruta que beneficiará milhares de moradores da região com o abastecimento de 100% da sede urbana surgiu no contexto da crise hídrica do período de 2013 a 2019 quando as vazões chegaram a 500 m³/s e o Comitê se propôs a resolver algumas situações emergenciais, como o consumo de água da população da região, já que todos estavam consumindo água salgada”.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, reforça que com esta entrega, a população do município terá, finalmente, tranquilidade e segurança ao consumir a água do Velho Chico. “Este é um dos grandes marcos dos CBHSF é um dos principais projetos em execução do Comitê porque ele é proveniente de um conflito pelo uso de água e a prefeitura de Piaçabuçu, bem como a CASAL solicitaram o nosso apoio. Toda essa situação surgiu em decorrência das diminuições constantes de vazão do rio São Francisco, o que trouxe problema na qualidade da água para o abastecimento da população de Piaçabuçu. O Comitê investiu mais de 10 milhões de reais para a melhoria da qualidade da água e vida da população. O projeto que está sendo colocado em prática vai mudar a vida da população de Piaçabuçu, onde todos receberão água de qualidade para o consumo”, finalizou.

Para a Maria das Dores, dona de casa, que mora em Piaçabuçu e sofria com a água sem qualidade que chegava à torneira, a vinda do tanque pulmão trouxe um alívio. “A água era muito barrenta, às vezes salobra, cheia de pó, amarela que não prestava para nada. Até para fazer o arroz era complicado e o café ficava com um gosto de sal. Nas últimas semanas a água melhorou, já clareou e o sabor é outro. Tem que ter água doce, de qualidade e sem sal. Isso é bom para mim e para toda população”, contou.

A obra vai colocar em funcionamento um sistema que estará apto a abastecer a população da sede urbana do município de Piaçabuçu (AL) em um horizonte de 20 anos.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Edson Oliveira