Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco será reestruturado

17/08/2023 - 11:19

Presidente do CBHSF participa de evento para a assinatura do Termo de Execução Descentralizada, em Penedo (AL)


Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), participou na última sexta-feira (11), em Penedo (AL), juntamente com a Codevasf, do evento de assinatura do Termo de Execução Descentralizada (Ted), que visa a reestruturação do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco.

O evento, iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura contou, ainda, com a presença dos prefeitos dos municípios de Porto Real do Colégio (AL), São Brás (AL), Penedo (AL), São Sebastião (AL), bem como do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, do superintendente regional da Codevasf, em Penedo (AL), Joãozinho Pereira, além de outras autoridades. Devido às fortes chuvas, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, não puderam se deslocar até o município onde ocorreu o evento e fizeram as suas participações por meio de videoconferência.

Após a composição da mesa, os representantes dos municípios e outras instituições iniciaram suas falas e saudaram os convidados. O prefeito de Penedo (AL), Roberto Lopes, pontuou que no período em que ocupou a superintendência regional da Codevasf vários projetos ficaram definidos. “Houve o desenvolvimento do polo de turismo, da piscicultura, da carcinicultura. Isso já era um objetivo da Codevasf à época. Focamos no desenvolvimento em Penedo porque acreditamos que é fundamental e essa reunião é importante para definirmos os próximos passos. É preciso investir na região e a Codevasf tem condição de exercer esse trabalho que vai gerar riquezas, emprego e renda para os agricultores. Tenho certeza de que todos aqui acreditam que a iniciativa e investimento trarão muitos benefícios à região contemplada”, disse.

Segundo Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, a assinatura do termo vai permitir a autorização do Centro Pesqueiro em Alagoas que irá beneficiar diretamente a pesca artesanal no rio São Francisco. “Serão produzidos oito milhões de alevinos por ano e isso trará mudanças para a bacia do São Francisco porque são espécies nativas do rio. A Codevasf também tem uma parceria muito importante conosco em outros projetos e ações voltados para a revitalização do rio São Francisco. Aqui em Alagoas, por exemplo, tem o projeto na cidade de São Brás, entre outros onde estão sendo estreitados laços para prosseguimento e execução. Estamos atentos e acompanhando os próximos passos, pois buscamos a proteção do Velho Chico”.


Veja mais fotos:


A assinatura do Termo de Execução Descentralizada (Ted) vai garantir o investimento de R$5,3 milhões para a Codevasf, sendo que R$4 milhões ficarão em Alagoas e o restante vai para Pernambuco. De acordo com o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, esse recurso que é proveniente do Ministério da Pesca e Aquicultura vai trazer para os centros pesqueiros de Alagoas e Pernambuco diversos investimentos de revitalização e melhoria da produtividade. “O investimento permitirá que a produção de alevinos passe de quatro milhões para oito milhões de peixes por ano. Isso é uma parceria que temos com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que se fortalecerá junto a outros projetos ligados aos centros pesqueiros da região”.

“Quando a gente viabilizou o recurso para a reestruturação de centros pesqueiros em Porto Real do Colégio (AL) demonstramos o nosso compromisso com o povo de Alagoas. Nosso objetivo é a busca por uma maior produtividade de peixes no Estado, é fazer com que Alagoas tenha sua cadeia produtiva em movimento. Valorizem o peixe que tem diversos benefícios para a saúde e ainda trará melhoria na economia da região. Parabenizo cada um de vocês pela luta e trabalho. O meu compromisso é com o desenvolvimento do país e do Nordeste. Assim que começarem as obras nos centros pesqueiros iremos juntos com vocês para acompanhar o processo”, contou a secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, agradeceu a parceria do governo de Alagoas, de deputados alagoanos, assim como destacou a importância da secretária Nacional de Aquicultura para viabilizar o recurso em prol do estado. “Os deputados têm cumprido um papel determinante nesse processo para transformar vidas. A Codevasf também tem papel fundamental em sua ação institucional. Este investimento vai reestruturar o local para que ele volte a funcionar como deve e eu virei para que possamos juntos inaugurar o Centro de Recursos Pesqueiros. O objetivo é comum, servir a região que gera emprego e renda. Precisamos andar de mãos dadas em prol da melhoria da economia local e investir para que o aquicultor tenha a possibilidade de se desenvolver. Esse investimento trará muitos frutos. Agradeço a Codevasf a parceria para que ele possa ser realizado”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento