Carinhanha dá o pontapé inicial na campanha Vire Carranca

21/03/2024 - 11:05

Ontem, dia 19 de março, Carinhanha foi palco da 1ª reunião de alinhamento da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, uma iniciativa que visa revitalizar e preservar o Rio São Francisco. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais e representantes do CBHSF, marcando o pontapé inicial para os preparativos desse importante movimento em prol do rio São Francisco.


Entre os presentes estavam o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, conhecida como Chica do PT, o Secretário de Meio Ambiente de Carinhanha, Uendell Fábio Nascimento Silva, além da equipe da TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representada por Paulo Vilela e Geovana Jardim.

A campanha deste ano tem como tema “Velho Chico: Revitalizar o rio, preservar riquezas”, buscando despertar a consciência coletiva sobre a importância vital do Rio São Francisco para a região e para o país como um todo.

Para a prefeita Chica do PT, o evento representa uma oportunidade única para sensibilizar a população sobre a relevância do Rio São Francisco. Ela destaca: “A nossa expectativa é que a gente consiga despertar, não só para a classe política, mas para a sociedade, para os nossos jovens, nossas crianças, a importância do nosso Cerrado, da nossa Caatinga, do nosso rio. Sem o rio não há ser vivo. Então, o rio é a sobrevivência das famílias porque é dele que se tira todo o sustento da nossa região”.

Já o Secretário de Meio Ambiente, Uendell Fábio Nascimento Silva, ressalta a necessidade urgente de ações para preservar o Rio São Francisco: “Hoje, a gente não consegue mais ver aquele surubim que a gente via há anos atrás, a gente não consegue mais ver aquelas lanchas grandes que a gente via, que o pai, o avô da gente via. Então, é preciso ter consciência de ver que o rio está morrendo e que temos que fazer algo por ele. Vamos levar essa mensagem para que todos se conscientizem sobre a importância da revitalização do rio para a preservação da vida”.


Detalhes da campanha foram apresentados durante a reunião


O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, destaca a importância da reunião para o sucesso da campanha: “Tivemos a presença da equipe da prefeitura completa, com a prefeita Chica, que realiza um trabalho excelente em relação ao meio ambiente, com a secretaria totalmente estruturada. E hoje foi a pedra fundamental, o início das nossas reuniões com o grupo de trabalho, para alinhar todas as tratativas que vão acontecer no Eu viro Carranca. A partir de agora vai ser criado um grupo e cada qual vai pegar a sua tarefa a cumprir, para que a gente faça um Vire Carranca de qualidade e que leve a nossa mensagem para todos os cantos do Brasil”.

Valéria Porto, membro do CBHSF, ressalta a importância do engajamento da comunidade de Carinhanha na defesa do rio: “Carinhanha vira carranca sempre. A prefeita municipal sempre muito comprometida com a causa do Rio São Francisco e também tem incorporado em si a importância e o entendimento do que é o Vire Carranca em outras perspectivas – da identidade, do povo que compõe o município, das relações, das construções também. Vai ser um grande evento, que vai dar visibilidade e lugar de fala, em que as pessoas possam falar desse lugar identitário que é o Rio São Francisco”.


Chica do PT, Ednaldo Campos e Valéria Porto participaram da reunião em Carinhanha


Participaram também do encontro os secretários municipais de Agricultura, Sra. Ivani Santos, de Obras, Aloisio Moreira, de Cultura, Jivaldo Sena, de Desenvolvimento Territorial, Sra. Thaline Campolino, outros representantes do poder executivo municipal, além de representantes da Proteção Social, do Quilombo Parateca e da Secretaria Municipal de Educação. A reunião contou também com a participação de Francimara Pereira, representando a Agência Peixe Vivo.

A reunião marcou o início de uma jornada de conscientização e mobilização em prol da preservação do Velho Chico, destacando a importância do engajamento de toda a sociedade na proteção e preservação do rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Paulo Vilela; Geovanna Jardim