CBHSF alinha com UFS proposta de monitoramento da qualidade das águas dos afluentes do Baixo São Francisco

20/01/2022 - 17:15

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio do presidente José Maciel Nunes de Oliveira, se reuniu com representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para discutir e alinhar ações para o monitoramento da qualidade das águas dos afluentes da região do Baixo São Francisco. A reunião aconteceu no dia 18 de janeiro, na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte.

A ideia é que a UFS realize o monitoramento dos afluentes da margem direito do Rio São Francisco, localizados no estado de Sergipe. “A proposta é realizar o monitoramento de poluentes orgânicos persistentes. No entanto, o grande diferencial será a utilização de dados de sensoriamento remoto”, explicou o professor da UFS, Carlos Alexandre Borges Garcia.

Em julho de 2021, o Comitê assinou um Acordo de Cooperação com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Agência Peixe Vivo, cujo plano de trabalho prevê a implementação de um programa de biomonitoramento de peixes e monitoramento de parâmetros de qualidade da água ao longo da calha do Rio São Francisco. O trabalho da UFAL será realizado desde a foz do rio até 240 quilômetros à montante. Sendo assim, toda a região do Baixo terá a qualidade de suas águas monitoradas de acordo com os mesmos parâmetros, sendo a calha pela UFAL e os afluentes de Sergipe pela UFS. Com essa divisão não haverá sobreposição de trabalho.

“Conhecemos a proposta da UFS e com o auxílio da Agência Peixe Vivo vamos definir como o CBHSF poderá contribuir no projeto de monitoramento da qualidade das águas do Baixo São Francisco que será realizado nos afluentes localizados em Sergipe”, esclareceu Maciel Nunes de Oliveira, que também disse que uma das prerrogativas de sua gestão é investir na ciência e trabalhar em conjunto com as universidades em prol do Velho Chico.


Com a parceria, a UFS vai monitorar a qualidade das águas dos afluentes do São Francisco, no estado de Sergipe


Também participaram da reunião os professores da UFS André Quintão de Almeida e Silvânio Silvério Lopes da Silva Costa, bem como o gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo (APV), Thiago Campos e a coordenadora de Projetos da APV, Jacqueline Fonseca.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio e Jacqueline Fonseca
*Fotos: Luiza Baggio