Começa a 12ª edição do Circuito Penedo de Cinema

16/11/2022 - 13:15

A abertura do evento contou com muita música, exibição de longa-metragem e debate


A cidade histórica de Penedo, em Alagoas, com seu belo casario, povo acolhedor e que fica às margens do imponente e emblemático Rio São Francisco sediou, nesta segunda-feira (14), no Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, antigo Cine São Francisco, a solenidade de abertura da 12ª edição do Circuito Penedo de Cinema. O event contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.

A apresentação da Orquestra Monte Pio dos Artistas, sob regência do maestro Júlio Catarina, antecedeu a cerimônia. No repertório, músicas que abrangeram ritmos do rock ao frevo emocionaram o público.

Após o show, o coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema, Sérgio Onofre, juntamente com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, a representante da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-AL), Teresa Machado, a secretária de Cultura de Penedo, Aliny Costa, o deputado federal Paulão e o secretário de Turismo de Penedo, Jair Galvão, compuseram a mesa para a solenidade de abertura.

Sérgio Onofre, demonstrando grande satisfação pelo início de mais uma edição do Circuito Penedo de Cinema, discursou: “É um prazer grande estar aqui. Desde quando iniciamos os trabalhos, na primeira edição, pretendíamos recolocar Penedo no centro do audiovisual nacional. Concretizar este sonho é de grande felicidade para mim. A cultura, a educação e a ciência foram os três principais alvos desse governo atual, mas sobrevivemos. Estamos aqui para celebrar, enterrar o passado e apontar para o futuro de novidades. Este é um momento de celebração, estamos enterrando o passado e reiniciando uma nova história. Vamos viver cinema, arte e cultura durante toda essa semana. Viva o cinema!”, disse entusiasmado.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, enfatizou que é preciso fazer com que a ciência, a cultura e a educação sejam enaltecidas. “Penedo respira arte, cultura, e nós não poderíamos deixar de apoiar um projeto que tem essa grandiosidade. O Comitê, inclusive, já colocará no próximo ano mais apoio para o Circuito, porque entende a importância deste evento por trabalhar a cultura, a educação e o meio ambiente com a exibição dos filmes no 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental que têm o intuito de colaborar para a divulgação do Rio São Francisco e em busca da sua preservação e valorização da água. Onde tiver povo ribeirinho, onde estiver gente estaremos apoiando, incentivando”.

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, declarou que o município tem envolvimento com o cinema desde 1975, quando o Festival de Cinema iniciou. “Posso afirmar que esse é um ano diferente, pois realizamos a reforma do Cine São Francisco que pode ser cinema e centro de convenções. É motivo de orgulho estar aqui e perceber que o espaço irá propiciar dias de cultura, educação, debates. Diversos festivais ocorreram aqui em Penedo, no Cine São Francisco. Eu fui testemunha do sucesso dos festivais em Alagoas e tudo isso tem sido retomado com toda força”.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, citou a grande parceria firmada com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tanto para a realização da Expedição Científica quanto para o Circuito. “Termos instituições que apoiam a causa, a produção de ciência, meio ambiente, cinematográfica, educacional é motivo de orgulho. É preciso resgatar o município ribeirinho como cidade turística e o circuito tem esse poder, por isso temos que investir muito em cultura e cinema”, pontuou.


Confira mais fotos da abertura do Circuito Penedo de Cinema:


Durante a solenidade, a representante da Prefeitura de Santos (SP), Raquel Pelegrini, foi chamada para o palco e falou sobre um convênio de cooperação mútua entre a Prefeitura de Penedo e a Prefeitura de Santos. A cidade de Santos (SP) é considerada uma das mais criativas da América Latina e Raquel veio para trazer conhecimentos, firmar o convênio e, após a assinatura entre os presentes obter apoio para, em um futuro bem próximo, também tornar Penedo uma cidade criativa no audiovisual. “Desde 2015 que Santos é considerada uma cidade criativa. Precisamos de outra que também faça esse papel e Penedo é uma excelente opção aqui no Nordeste”, mencionou Raquel Pelegrini.

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, a representante da prefeitura de Santos, Raquel Pelegrini, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a secretária de Cultura de Penedo, Aliny Costa e o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão.

Após os discursos, foi exibido o trailer do longa-metragem nacional “Os Primeiros Soldados”, lançado neste ano, seguida de uma conversa entre o diretor do filme, Rodrigo de Oliveira, e a relações públicas, Rosana Dias, que abordou o roteiro da produção, sua construção e finalização. Por fim, ocorreu a exibição do longa-metragem.

O primeiro dia do Circuito Penedo de Cinema foi encerrado com os shows que aconteceram na Praça 12 de abril. O 3º Festival Alagoano de Rock contou com os artistas Lambertos, Janaina Melo, Wado, banda Invisible Control e Morcegos.


Quer ficar por dentro de toda programação? Clique aqui!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira