Diretoria do CBHSF visita projeto hidroambiental no Distrito Federal e deve formalizar parceria para atender bacia afluente do São Francisco

19/09/2023 - 17:55

Parte da diretoria colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) esteve na última semana, dia 14, no Distrito Federal onde conheceu o Programa Produtor de Água, concebido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e executado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), e diversas outras entidades.


Participaram da visita, o secretário executivo do CBHSF, Almacks Luiz Carneiro da Silva, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues e o gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos. Eles foram acompanhados pelos técnicos da Adasa e conheceram ainda a Sala de Monitoramento em tempo real da agência.

O Programa Produtor de Água, criado em 2001, tem o objetivo de promover a revitalização ambiental de bacias hidrográficas com uma metodologia que permite mensurar o resultado das ações através da melhoria na qualidade e quantidade de água. No Distrito Federal, o programa é realizado desde 2012 na bacia do Ribeirão Pipiripau, na divisa com o município de Formosa/GO, região que abriga a nascente do curso principal. Contemplando diversas atividades, a bacia serve para a produção de frutas, grãos, além do abastecimento humano. As áreas de agricultura somam 13.337 ha (71% da bacia).

O Programa envolve ações de reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, adequação de estradas rurais e a conservação de solo e água em áreas produtivas, lavouras e pastagens, visando a infiltração de água e recarga do lençol freático. “Vimos o ponto onde foram substituídos os canais convencionais e tanques por canais tubulados e tanques protegidos por mantas para evitar a infiltração. Algo fantástico que está atendendo pequenos agricultores familiares com atividades voltadas ao Programa de Aquisição de Alimentos. Ficamos impressionados com a eficiência dos canais, proposta que o Comitê quer abraçar”, afirmou o coordenador da CCR Alto SF, Altino Rodrigues.

A ideia é que o Comitê possa também ser um dos parceiros do programa atendendo a região do Rio Preto, afluente do Rio São Francisco. “Vamos apresentar a proposta na próxima reunião da Diretoria do CBHSF para, a partir daí, formalizar a assinatura do termo de parceria com a ADASA e a Seagri”, informou, destacando que o projeto deve se tornar uma vitrine das ações do Comitê em toda a bacia hidrográfica. “Lembrando um fator importante, essa ação deve mostrar mais uma vez aos usuários dos recursos hídricos que o valor pago por eles pelo uso da água retorna em forma de investimento para assegurar que continuem tendo água em quantidade e qualidade. Com isso, a ação deve se tornar ainda uma vitrine no Distrito Federal, onde as decisões políticas do país são tomadas e podemos levar os atores no nível político para visitar o trabalho para ver a efetividade das ações que temos feito na bacia”, completou.

A próxima reunião da Diretoria Colegiada do CBHSF acontecerá no final deste mês, em Maceió.


Confira mais fotos da visita:


Parceiros do programa

Atualmente 17 instituições contribuem como parceiras na execução do programa na bacia do Ribeirão Pipiripau com mais de 200 contratos assinados desde a sua implementação. Como também realiza o pagamento por serviços ambientais, cerca de R$ 3 milhões foram pagos em serviços ambientais prestados pelos produtores de água da região. Mais de 250 hectares estão em processo de recomposição vegetal com o plantio de 400 mil mudas.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Adasa