Santana de Ipanema (AL) é contemplada com viveiro de mudas

14/02/2022 - 12:55

No sertão alagoano, município de Santana do Ipanema, ocorreu, na última quinta-feira (10), a entrega do viveiro florestal de produção de mudas. O viveiro será irrigado com sistema de reuso da água tratada na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Este é um dos projetos de requalificação ambiental realizado no Baixo São Francisco que tem o financiamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, a parceria da CASAL e a empresa responsável pela sua execução é a LOCALMAQ.


Para o Paulo Sérgio, engenheiro agrônomo e representante da Agência Peixe Vivo, é importante focar na continuidade do projeto. “Toda entrega de projeto é motivo de comemoração. Agora é pensar em sua manutenção e fazer com que ele dê frutos. Esse é o principal objetivo”.

O representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santana do Ipanema, Fábio Leite, disse já visualizar os benefícios da ação. “Um projeto deste tamanho vai beneficiar e muito o meio ambiente. A prefeitura está à disposição e quer dar continuidade a ele”.

“O viveiro é muito importante para a comunidade e toda região. Que sirva de exemplo para novas ações, pois é a concretização de um sonho”, pontuou a representante da CASAL, Valeska Cavalcante.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, comemorou a concretização do projeto. “É uma grande emoção, principalmente nos tempos atuais, onde o meio ambiente vem sendo destruído, desvalorizado. Poder colaborar para o desenvolvimento de ações que visam a melhoria do meio ambiente é uma grande vitória para nós do Comitê. Tratamos o Comitê como política pública e não partidária. Nossa equipe está alinhada nisso e investiu nos últimos anos em projetos importantes, inclusive junto a CASAL, que é grande parceira”.


Confira mais fotos: 


Oliveira ainda disse se sentir orgulhoso por fazer parte dessa história e trajetória do CBHSF: “Queremos muito o viveiro, mas pensamos também no pós. Estamos fazendo a primeira etapa com a construção dele, capacitação da comunidade rural. Entretanto, precisamos prosseguir com dedicação para que ele seja referência. O Comitê está aqui para mostrar que com o valor da cobrança pelo uso da água há como investir em projetos ambientais”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento