Segundo encontro dos comitês de bacias hidrográficas baianos será o maior evento de recursos hídricos do estado

23/06/2023 - 13:15

O Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas – FBCBH, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizará o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (ECOBA), entre os dias 4 e 7 de julho de 2023. Neste ano, o evento ocorrerá no Centro Cultural da cidade de Barreiras, Bahia, localizado na Rua Beco do Dragão, 63 – Centro.


O FBCBH é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos da Bahia. Entre suas principais atribuições, estão apoiar o desenvolvimento de debates sobre temas de importância estadual para a gestão das águas; realizar reuniões, eventos e divulgação de atividades e ações que permitam a difusão e a troca de experiência em gestão dos recursos hídricos por bacias hidrográficas entre seus membros, e facilitar a interlocução do conjunto da sociedade com órgãos ou instituições regionais, estaduais e federais.

Visando alcançar esses objetivos, que justificam sua existência, o FBCBH e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizarão a segunda edição do ECOBA – Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos de forma híbrida, presencial e virtualmente, buscando avançar na implementação dos componentes do Sistema e nos demais instrumentos de gestão, como planos de recursos hídricos, enquadramento e sistemas de informações, com o objetivo de garantir o suporte necessário ao desenvolvimento econômico e social sustentável e à segurança hídrica indispensável ao crescimento do país.

O II ECOBA reunirá representantes dos 14 comitês de bacias hidrográficas do estado e possibilitará o acompanhamento coletivo das ações, projetos e planos de recursos hídricos dessas entidades. O encontro tem como objetivo principal viabilizar a elaboração do Plano de Trabalho do FBCBH para 2024, contando com as contribuições de cada representante dos comitês. Além disso, o evento promoverá discussões sobre temas atuais, como as mudanças climáticas e formas de prevenção de seus impactos, bem como a gestão dos recursos hídricos diante de desafios, incluindo as fortes chuvas que atingiram o sul do estado nos últimos anos e a recente crise hídrica, visando garantir água em quantidade e qualidade para todos.


Confira a programação completa aqui!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: ECOBA