CBHSF promove curso de capacitação para o manejo da irrigação em Presidente Dutra (BA) e Bom Jesus da Lapa (BA)

13/02/2023 - 18:15

A agricultura irrigada se destaca na paisagem da bacia hidrográfica do rio São Francisco: quase 80% de toda a água captada é destinada ao suprimento de sistemas de irrigação (PRH-SF 2016-2025). Observando esse cenário e a crescente pressão sobre a disponibilidade hídrica na bacia, o CBHSF decidiu realizar investimentos de forma continuada na capacitação de usuários de água. Em 2023, produtores de dois municípios por região fisiográfica da bacia serão contemplados com o curso de capacitação para o manejo da irrigação. No Médio São Francisco, os municípios selecionados foram Presidente Dutra (BA) e Bom Jesus da Lapa (BA).


Nos dias 7 e 8 de fevereiro, o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, e o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo (APV), João Paulo Coimbra, visitaram os locais onde os cursos serão realizados. “O objetivo dessa primeira visita é apresentar as ações de capacitação para atores chaves e pontos focais, e verificar as condições dos locais onde acontecerão as aulas teóricas e práticas. Em seguida, será publicado o ato convocatório para contratação da empresa que irá realizar a capacitação”, explicou Coimbra.

As capacitações para o manejo da irrigação serão práticas e teóricas, com carga horária mínima obrigatória para obtenção do certificado de participação. O material didático aborda conceitos básicos sobre irrigação, relação entre solo, água, clima e plantas, importância do manejo e suas principais metodologias, sistemas de irrigação e o uso de tensiômetros. Nas aulas práticas, serão realizados exercícios de manuseio e operação de tensiômetros e cada participante será contemplado com duas unidades de 20cm e 40cm de profundidade. A expectativa é que cada turma tenha, aproximadamente, 30 pessoas.

“Em 2022, o CBHSF promoveu o curso em um município por região fisiográfica da bacia, contemplando aproximadamente 120 produtores. A experiência foi tão positiva que outros irrigantes manifestaram interesse, e este ano ampliamos o número de contemplados”, observou Ednaldo Campos.



Em Presidente Dutra, as capacitações irão ocorrer no auditório do Colégio Estadual Leila Janaína Brito Gonçalves. A representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Maria de Fátima Carvalho, participou da visita de reconhecimento do projeto e avaliou a iniciativa: “Presidente Dutra é um município conhecido pela produção irrigada, especialmente da pinha, mas ainda temos muito potencial não aproveitado pela falta de recursos técnicos, inclusive a capacitação. O curso é do interesse de muitos produtores”.

Em Bom Jesus da Lapa, o auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Casa da Cultura Professor Antonio Barbosa, no centro da cidade, foram disponibilizados para a realização do curso. O representante da Codevasf, Márcio Rossi e da Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo, Luiz Henrique Pereira Gondim, participaram da visita.

Ednaldo Campos destacou que a formação e capacitação de grandes usuários está entre os investimentos chave do CBHSF (Plano de Metas do PRH-SF 2016-2025). Para o coordenador da CCRMSF, o manejo da irrigação é essencial na prevenção de cenários de escassez hídrica e representa inúmeras vantagens para quem produz. “A capacitação é realizada em linguagem simples e objetiva, demostrando como um sistema de irrigação eficiente reduz os custos de produção, evita desperdícios e mitiga os conflitos pelo uso da água”, complementou Campos.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho