DIREC se reúne com Secretário Nacional de Segurança Hídrica

15/03/2024 - 17:30

Encontro ocorreu no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília


A Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu, nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Serra Seca Vieira. Eles conversaram sobre parcerias para o desenvolvimento de projetos na Bacia.

A principal demanda apresentada pela DIREC foi a participação do CBHSF no Comitê Gestor das Contas do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos do São Francisco e Parnaíba. O Comitê gere os recursos do fundo oriundo da desestatização da Eletrobras. O secretário foi bastante receptivo à demanda e convidou o CBHSF para apresentar os projetos já desenvolvidos em uma reunião no Comitê Gestor. “Vamos abrir as portas para ouvir vocês e outros comitês de Bacia. Vamos aproveitar o conhecimento que vocês já têm. Queremos ouvir e partilhar”, afirmou.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, apresentou um panorama prévio das ações e projetos do Comitê, ressaltando as demandas que ainda precisam ser atendidas. Ele citou, como exemplo, a chamada pública realizada pelo CBHSF para a seleção de projetos de saneamento rural. “Nós recebemos 96 propostas e o Comitê só pode atender 12”, contou.

Os integrantes da DIREC afirmaram que o CBHSF quer somar esforços a todos os atores que atuam na Bacia Hidrográfica do São Francisco e reafirmaram a disposição da entidade em contribuir com o MIDR para otimizar ações e recursos. Eles destacaram que o Comitê está mapeando os projetos desenvolvidos na Bacia do São Francisco e pode apoiar o desenvolvimento estratégico de novas iniciativas.



“A nossa capilaridade na Bacia nos permite dizer com muita precisão o que está acontecendo e trazer essa informação com muita propriedade”, disse o coordenador da CCR Alto SF, Altino Rodrigues Neto. “Nós somos o único Comitê do Brasil que tem uma Câmara Técnica dedicada aos Povos e Comunidades Tradicionais, porque a Bacia do SF é muito diversa”, acrescentou o presidente Maciel.

O secretário Serra Seca também ouviu relatos sobre projetos específicos que podem ser otimizados a partir de parcerias. O coordenador da CCR Médio SF, Ednaldo de Castro Campos, mencionou o projeto de instalação de cisternas, que tem grande demanda. “No município de Macaúbas, na Bahia, há mais de três mil famílias necessitando de cisternas. E nós só conseguimos fazer 100”, detalhou.

O coordenador CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar da Silva, ainda pautou a necessidade de identificar obras ao longo da Bacia que foram iniciadas e paralisadas. “A Codevasf procurou a CCR Submédio SF e nos pediu para ajudar a identificar os municípios que começaram a fazer a rede de tratamento de esgoto e não terminaram”, relatou. O objetivo, segundo ele, é fazer esforço semelhante em toda a Bacia.

Os integrantes da DIREC consideraram a reunião muito produtiva. Agora, o CBHSF vai encaminhar documentos formais para viabilizar a reunião conjunta com o Comitê Gestor das Contas do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos São Francisco e Parnaíba.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Taíssa Dias
*Fotos: Taíssa Dias