Membros da Diretoria Colegiada do CBHSF participam de oficina de comunicação

13/12/2023 - 8:55

Na tarde de ontem (12/12), os membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco participaram da Oficina “Comunicação Assertiva, Conexão de Equipes e Resultados”. Reconhecendo a importância da comunicação assertiva como uma competência empresarial fundamental, a diretoria focou em aprimorar o relacionamento interpessoal, estimular a alta performance entre as equipes e alcançar resultados extraordinários. A oficina foi realizada no auditório da Biblioteca Pública de Penedo (AL).


A oficina, ministrada pela jornalista e educadora organizacional Melânia Costa, visou capacitar e aprofundar as habilidades de inteligência social da equipe, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança e o aumento do conhecimento sobre o valor de uma comunicação responsável, com foco em resultados concretos. O objetivo principal foi estudar técnicas para criar e adaptar discursos em diferentes desafios corporativos, abrangendo temas como perfil comunicativo, argumentação e escuta ativa, autoliderança, responsabilidade do emissor e técnicas para uma comunicação assertiva.

De acordo com Melânia, “o curso teve como objetivo falar de como a comunicação é estruturada, das dificuldades de comunicação e, principalmente, de assertividade. Em um primeiro momento fizemos um levantamento das questões de comunicação do ponto de vista dos participantes. Depois, conseguimos abordar temas muito importantes como a assertividade, as diferenças de perfis comportamentais e como utilizar essas diferenças a favor do bom relacionamento. Os participantes conseguiram estabelecer essas relações e falar dos problemas enfrentados com a mídia, como qualquer instituição enfrenta e da necessidade de ter as respostas mais estruturadas. Na minha avaliação, foi muito positiva, e os membros do Comitê verbalizaram isso ao final da oficina”.



O conteúdo proposto incluiu conceitos relevantes, como cultura organizacional, mensuração de resultados e indicadores de desempenho, diálogos e gestão de conflitos com ênfase no autoconhecimento e inteligência relacional, além de destacar a importância da clareza de papéis e de uma comunicação voltada para resultados.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, e os membros da Direc Almacks Luiz Carneiro (secretário), Altino Rodrigues (coordenador da CCR Alto) e Ednaldo Campos (coordenador da CCR Médio), participaram ativamente da oficina. Para Maciel, “Essa capacitação visou aprimorar e melhorar a forma de comunicação assertiva não só com a imprensa, mas também com os nossos membros, com a própria diretoria, com as instituições parceiras. Foi um momento muito bom, de nos enxergarmos, pensarmos em onde estamos e aonde queremos chegar e também conhecermos as nossas falhas, os nossos defeitos e as nossas virtudes. Conseguimos enxergar em cada um que estava aqui quais os pontos fortes, como o outro complementa, então foi uma oportunidade muito boa que o Comitê teve através da TantoExpresso (empresa que presta os serviços de comunicação para o Comitê) e da facilitadora, professora Melânia, que mais uma vez esteve conosco proporcionando um dia muito rico, produtivo e de conhecimento”.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Mariana Martins