Edição de número 14 da Revista CHICO já está disponível para leitura em sua versão digital! Confira!

28/11/2023 - 11:22

Neste mês de novembro, a Revista CHICO, publicação semestral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, chega a sua 14ª edição e, a partir desta terça-feira (28), sua versão digital já está disponível para leitura! Confira aqui alguns destaques e leia a publicação na íntegra!


Alerta climático

Na reportagem “Alerta Máximo”, sobre o El Niño e o Velho Chico, você vai entender do que se trata, afinal, este tão familiar fenômeno, que, de tempos em tempos, retorna para nos assombrar. Cada vez mais bravo e mais destrutivo. Diante da emergência climática, por sugestão do CBHSF, a ANA está apostando na Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco. Prevenir é melhor do que remediar.

Congresso atento

No Congresso Nacional, acabou de se instalar a Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e da Revitalização do São Francisco. De acordo com os congressistas engajados, se medidas efetivas e abrangentes não forem tomadas imediatamente, não serão somente as populações ribeirinhas que vão pagar a conta, mas o país inteiro. Sem o Velho Chico, inexistirá vida em boa parte do Brasil.


Confira estes, e outros destaques na versão completa da Revista CHICO 14! Excelente leitura!


Marcha da sociedade

Na reportagem “Avante, Margaridas”, acompanhamos a sétima “Marcha das Margaridas”, que, desde o começo do ano 2000, vem tomando Brasília em nome da dignidade do trabalho no campo. Este ano, mais de 100 mil mulheres camponesas ocuparam o DF, pedindo, entre outras reivindicações, a recuperação da bacia do São Francisco, fundamental para a sobrevivência da agricultura familiar no sertão do Brasil. O presidente Lula e a primeira dama, Janja, estavam lá.

Luta negra em destaque

Além de falar do tempo, a CHICO traz como tema a luta negra. Nas Páginas Verdes, a quilombola Xifronese Santos nos conta como é estar em duas frentes de batalha, a racial e a ambiental. No perfil, apresentamos a nova diretora geral da Agência Peixe Vivo, a economista Elba Alves, mulher, negra e pioneira em gestão de recursos hídricos. E, para fechar com chave de outro, o “Sertão de Itamar”. No caso, Itamar Vieira Jr., autor baiano que já vendeu mais de 700 mil exemplares de “Torto Arado”, o livro ambientado na Chapada Diamantina, bacia do Velho Chico.

“O São Francisco é a vida. Sem ele não existiria nada disso que está aí, neste interior do Brasil, nem mesmo o ser humano”, comentou Xifronese. “Falamos muito sério quando alertamos que o rio precisa de socorro, de ajuda urgente. Se não cuidarmos disso o quanto antes, não só o São Francisco, mas nós também vamos desaparecer”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social