CCRs Alto e Baixo participam de nova reunião e contribuem com construção do Plano de Capacitação dos Pequenos e Médios Usuários da BHSF

20/06/2023 - 14:33

Os membros das Câmaras Consultivas Regionais do Alto e Baixo São Francisco se reuniram na tarde da última sexta-feira (16), em uma segunda oportunidade, para reforçar o preenchimento do questionário que vai embasar a construção do plano de capacitação para pequenos e médios usuários da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O plano está sendo elaborado pela empresa Água e Solo, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) através da Agência Peixe Vivo (APV).


Após a realização das primeiras oficinas nas quatro regionais da bacia do São Francisco, esse encontro serviu para que os membros das duas CCRs pudessem tirar dúvidas e realizar o preenchimento do questionário de embasamento para o plano de capacitação de pequenos e médios usuários de água da bacia do Rio São Francisco. O objetivo da proposta é realizar o delineamento das possibilidades metodológicas para diferentes situações, definindo para cada público, objetivo, local e recursos disponíveis às modalidades e processos mais indicados, considerando indicadores de eficiência, eficácia e efetividade com base em experiências anteriores.

A analista da APV, Ohany Vasconcelos, lembrou que a construção do plano de capacitação está prevista no Plano de Recursos Hídricos do CBHSF que já promove capacitações. “O Comitê já realiza capacitações para usuários, conselheiros, câmaras técnicas, mas é importante ter um planejamento, entendendo a multiplicidade de pessoas da bacia e as demandas que podem surgir, considerando que os recursos financeiros do Comitê não são suficientes para atender todas. Por isso, o planejamento é fundamental para que, de fato, possamos atender a bacia com resultados na qualidade e quantidade das águas”, explicou.

O consultor da empresa Água e Solo, Fernando Meirelles, lembrou que o encontro é uma segunda chance para os membros das CCRs contribuírem com seus conhecimentos de cada localidade da bacia. “O preenchimento do formulário vai possibilitar a coleta das informações. A ideia é que o plano contenha ferramentas, a partir de demandas eventuais, que direcionem para o caminho e a melhor forma de fazer a capacitação”, pontuou.



Plantão tira-dúvidas

Para auxiliar no preenchimento do questionário e esclarecimento de dúvidas, uma sala de plantão será aberta a partir da próxima semana na segunda-feira das 19h às 20h, na quarta-feira das 14h às 15h e na quinta-feira das 9h às 10h.

O formulário segue disponível (https://forms.gle/r7AweSgDCn1KP2QSA) até o próximo dia 23 de junho e a previsão é que o trabalho seja concluído em julho.

Plano de capacitação

O objetivo do Comitê ao elaborar o plano de capacitação para pequenos e médios usuários da bacia hidrográfica do rio São Francisco, que deve ser flexível para atender novas demandas e públicos, é ter em mãos uma ferramenta de planejamento com foco em diferentes públicos, demandas, métodos, além de propor uma aprendizagem inclusiva e com nivelamento dos conhecimentos visando a melhoria da qualidade e quantidade da água.

O trabalho tem como público-alvo usuários de água da bacia, comitês federais e estaduais, poder público, órgãos gestores e a sociedade civil. Após a conclusão, o plano será apresentado para aprovação da fiscalização técnica da Agência Peixe Vivo e pelo CBHSF.


Saiba mais:

Confira detalhes da elaboração do Plano!

Acesse a apresentação que norteou a reunião.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Fernando Piancastelli