Segundo dia da Expedição Científica teve análise de peixes e água, pesquisas e orientações para estudantes de Pão de Açúcar (AL)

05/11/2022 - 15:15

Dando continuidade às atividades da V Expedição Científica do Baixo São Francisco, que tem o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e de outras empresas, entidades e instituições que apoiam a produção de ciência e educação, na manhã da última sexta-feira (04) os pesquisadores embarcaram para a segunda cidade que está no roteiro de trabalho, Pão de Açúcar (AL).


Os 66 pesquisadores saíram logo cedo do município de Piranhas (AL) e percorreram o Rio São Francisco em meio às análises já iniciadas dos peixes, debates sobre as ações realizadas e programando as demais atividades. Chegaram às 10h30 na cidade sertaneja de Pão de Açúcar e foram recebidos pela Sociedade Musical Guarany que tocou músicas regionais, forró e outros clássicos da música brasileira. Além disso, a população curiosa com a chegada das três embarcações com a equipe marcaram presença às margens do Velho Chico, e o prefeito Jorge Dantas foi um dos primeiros a conversar com a coordenação da Expedição Científica.

“Uma expedição como essa é extremamente importante, não somente para Pão de Açúcar, mas para todo rio São Francisco. São diversas ações ligadas às mais diversas áreas como saúde, meio ambiente, cidadania e sabemos como tais atividades são necessárias, já que as cidades menores não possuem profissionais especializados suficientes para lidar com a demanda. Fico extremamente satisfeito em apoiar a Expedição Científica. É o 3º ano que participamos desse grande evento de cunho científico e estamos extremamente felizes em fazer parte do roteiro”, disse o prefeito.

Themis Silva é professora da Universidade Federal de Alagoas e uma das coordenadoras da Expedição Científica. Ela falou um pouco das atividades realizadas neste segundo dia da expedição. “Nós teremos coletas de peixe e água, bem como a análise de ambos. Teremos também algo novo nesta 5ª edição da Expedição, que é a defesa de mestrado de uma aluna da universidade que abordou o tema ligado ao bordado “Boa Noite” que é produzido na Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar (AL). Além disso, ocorrerão as atividades nas escolas com educação ambiental e saúde bucal. A implementação de atividades esportivas como o futebol também é uma novidade, e com isso pretendemos despertar nos jovens a prática de esportes e buscar novos talentos”, explicou.

O Oceanário do SESC também marcou presença em Pão de Açúcar e recebeu diversos alunos das escolas municipais. Os integrantes da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) de Alagoas, realizaram plantoterapia e jogos educativos com os estudantes.


Confira mais fotos:


Avaliações

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, e Altino Rodrigues Neto, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto), estiveram presentes neste segundo dia de expedição e elogiaram as ações desenvolvidas pelos pesquisadores. Para o Maciel Oliveira, a presença da equipe de pesquisadores nas cidades que são banhadas pelo rio São Francisco é essencial porque desperta na população a vontade de manter este rio tão importante preservado. “Estimular, esclarecer, orientar, ensinar, educar é imprescindível para a manutenção do Velho Chico. Fico feliz em poder colaborar por meio do Comitê para a realização desta expedição que respira saúde, educação e ciência”.

Altino reforçou o pensamento do Maciel Oliveira e acrescentou que esse aprendizado, repassado pelos pesquisadores, só trará benefícios às regiões contempladas. “Precisamos mostrar aos ribeirinhos o quanto eles são capazes de defender e lutar pelo rio São Francisco”, finalizou.


Maciel e Altino desembarcaram em Pão de Açúcar, integrando a comitiva da Expedição


Próximas paradas

Neste sábado (05), as embarcações e os 66 pesquisadores desembarcam em Traipu (AL) e em Gararu (SE). Já no domingo (06), a Expedição chega a São Brás (AL).



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira; Pedro Vilela