Novas capacitações para manejo de irrigação na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco são iniciadas em Delmiro Gouveia (AL)

25/09/2023 - 11:18

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) iniciou nesta semana, nos dias 20 e 21 de setembro, em Delmiro Gouveia (AL), o novo ciclo de capacitações para manejo da irrigação na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Os municípios de Abaré (BA), Lagoa Grande (PE), Presidente Dutra (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Buritizeiro (MG), Bocaiúva (MG) e Propriá (SE) também serão beneficiados.


O curso, que ocorreu no auditório do SEBRAE, situado na cidade sertaneja, contou com mais de 40 participantes e teve como realizadores o CBHSF, a Agência Peixe Vivo (APV) e a empresa Água & Solo. A intenção desta capacitação, dividida em aula teórica e prática, é proporcionar aos irrigantes da região noções básicas para iniciar a prática de irrigação, como malhação, manejo, noções de fertirrigação e nutrirrigação e a operação de sistemas de irrigação localizada.

O engenheiro agrônomo Altamirano Vaz Lordelo, consultor da empresa Água & Solo, é especializado na área de irrigação e drenagem e é o responsável pela capacitação dos irrigantes, em Delmiro Gouveia (AL). Segundo ele, a qualificação é de grande importância para os irrigantes realizarem o manejo da água de forma correta em suas atividades. “Levei, de maneira detalhada, durante as aulas teóricas e na prática o passo a passo do manejo para a irrigação do solo. Também foi distribuída uma cartilha para eles entenderem melhor a respeito do assunto. Após essa capacitação eles poderão colocar em prática o que aprenderam”, explicou.

“A capacitação é um momento de aprendizado para os agricultores e outros profissionais e a ideia é que todos absorvam ao máximo todas as técnicas para aplicarem onde vivem. A gente tem colhido bons frutos até o momento, o que nos dá um gás para dar seguimento aos trabalhos”, pontuou Paulo Sérgio, representante da Agência Peixe Vivo.


Confira mais fotos:


A secretária da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco do CBHSF, Rosa Cecília, acompanhou a capacitação em Delmiro Gouveia (AL). Ela falou que o Comitê sempre procura levar o melhor aos ribeirinhos, agricultores, quilombolas e indígenas. “O intuito maior é a diminuição dos gastos de água nas irrigações e com isso ter um melhor rendimento econômico para as famílias beneficiadas”.

Uma das agricultoras da região, Fátima Gomes, participou pela primeira vez da capacitação promovida pelo CBHSF. Ela decidiu fazer o curso porque é proprietária de um imóvel próximo ao Canal do Sertão, em Delmiro Gouveia (AL). “Dei início a um plantio de milho em uma área pequena, daí a necessidade de aprimorar o conhecimento para melhor conduzir o manejo desse plantio. Esta capacitação proporcionou o aprendizado das técnicas de manejo na irrigação, tais como os tipos de solo, sistemas de irrigação apropriados para cada tipo de solo, a quantidade de água a ser aplicada, às culturas ideais para os tipos de solo. É o ponto inicial para conduzir o negócio e irá me ajudar a não cometer erros que prejudiquem o plantio. Saber a quantidade de água a ser usada no plantio ajudará o meio ambiente e não trará prejuízos financeiros à propriedade”, contou.

Fátima Gomes contratou recentemente um engenheiro agrônomo que visita a propriedade uma vez por semana para orientar sobre a escolha da semente a ser plantada, os equipamentos de proteção individual a serem usados quando necessário, a aplicação de inseticidas corretos para o combate, além de verificar o sistema de irrigação e o tempo que se leva para irrigar a área. “Quem está começando precisa de orientação e a capacitação idealizada pelo Comitê foi essencial para a absorção de conhecimento que será aplicado em meus plantios”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento; APV