Próxima semana será de chuvas em toda a bacia do Velho Chico, de acordo com dados da sala de acompanhamento da ANA

09/02/2022 - 19:45

Em virtude da situação de cheias na bacia do Rio São Francisco, a Sala de Acompanhamento da Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniu, na manhã desta terça-feira (08/02), de forma virtual, para apresentações das previsões meteorológicas para os próximos dias e da situação atual dos reservatórios. As reuniões da ANA estão acontecendo semanalmente para acompanhamento das cheias.


De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de chuvas fortes na parte alta da bacia do Rio São Francisco nos próximos sete dias. “Na próxima semana toda a bacia do Rio São Francisco terá chuvas acima da média, especialmente na parte alta da bacia, nos estados de Minas Gerais e Bahia, bem como no trecho de Sobradinho”, explicou o técnico da Cemaden, Marcelo Seluchi, que também informou que as projeções de vazões na UHE Três Marias reduziram para 995 m3/s, de fevereiro a abril deste ano.

A técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luana Gomes, apresentou o volume dos reservatórios da bacia. Três Marias se encontra com 87%, sendo 87,30% o volume de espera. Já em Sobradinho o volume é de 70,01% com volume de espera de 77,09% e, em Itaparica, é de 52,44% e 55,75% de volume de espera. “Os volumes dos reservatórios mostram que ainda existe a probabilidade de haver cheias na bacia, visto que ainda estamos no período úmido, havendo a necessidade de ter um volume de espera nos reservatórios”, esclareceu.

De acordo com o ONS, a vazão defluente de Sobradinho e Xingó continuará em 4.000 m3/s e para Três Marias, 1.896 m3/s, até o dia 28 de fevereiro. “Estamos acompanhando diariamente, em conjunto com a Cemig e com a Chesf, o volume dos reservatórios para analisar a vazão defluente”, informou Luana Gomes.


Reunião contou com apresentação de dados da ANA, que auxiliam no monitoramento em tempo real da condição de cheia do Rio São Francisco


Segundo o superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, a reunião teve como objetivo dar continuidade ao acompanhamento das condições de cheias no Velho Chico. “Os dados apresentados são um planejamento que podem ser alterados a qualquer momento. As instituições participantes da reunião nos mostraram que haverá aumento das chuvas nos próximos dias, o que ocasionará no aumento do volume dos reservatórios. No entanto, o cenário é mais ameno do que o observado em janeiro”, afirmou.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), José Maciel Nunes de Oliveira, participou da reunião. “A vazão de 4.000 m3/s será mantida até o dia 28 de fevereiro. É importante destacar que vazões como esta são de extrema importância para a bacia do São Francisco, para a preservação e manutenção da biodiversidade”, disse.

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento da Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco da ANA acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 15h.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Juciana Cavalcante; Luiza Baggio