CBHSF promove nova rodada de capacitação para o manejo da irrigação em municípios da bacia

25/07/2023 - 11:15

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) irá promover um novo ciclo de capacitação para o manejo da irrigação em municípios da bacia hidrográfica do rio São Francisco em 2023. Oito municípios serão contemplados, sendo duas capacitações em cada região fisiográfica. As capacitações serão realizadas nos seguintes municípios, definidos pela Diretoria Colegiada do CBH São Francisco: Bocaiúva(MG), Buritizeiro( MG), Presidente Dutra (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Abaré (BA), Lagoa Grande (PE), Delmiro Gouveia (AL) e Propriá (SE).


Para tratar da fase preparatória e de outros aspectos dos cursos de capacitação, representantes do CBHSF, Agência Peixe Vivo (APV) e da empresa Água e Solo, responsável pela execução, realizaram visita de reconhecimento em Bom Jesus da Lapa e foram recepcionados pelo secretário municipal de agricultura, Marcos Haiala. A etapa faz parte da elaboração do Plano de Trabalho da empresa contratada, documento que prevê como o escopo do projeto será atendido.

De acordo com a coordenadora técnica da APV, Ohany Vasconcelos Ferreira, tópicos como identificação de áreas aptas ao desenvolvimento das capacitações, definição dos esforços necessários para recebimento do público participante e estratégias de mobilização e logística foram abordados durante a visita. A previsão é que as capacitações ocorram em setembro, com aulas teóricas e práticas e carga horária mínima de dez horas, distribuídas entre os turnos matutino e vespertino.

O coordenador da CCR Médio SF, Ednaldo Campos, destacou que a capacitação técnica relacionada ao planejamento e gestão de recursos hídricos está entre as deliberações do CBHSF para o período de 2022 a 2025. “A primeira rodada da capacitação foi realizada em 2022 em quatro municípios das regiões fisiográficas da bacia. Este ano, com as experiências prévias bem sucedidas e a demanda crescente dos produtores rurais, iremos dobrar o número de municípios contemplados. Como se trata de uma ação continuada, nos próximos anos serão realizadas pelo menos duas capacitações por região”, explicou Campos.



Os participantes dos cursos de capacitação irão receber uma apostila com informações técnicas relacionadas ao manejo da irrigação e dois tensiômetros de 20cm e 40cm de profundidade. As aulas práticas incluem exercícios com os tensiômetros, ensaios de infiltração e manuseio e operação dos aparelhos. O objetivo é difundir conhecimentos e práticas que contribuam para o uso racional da água, coibindo desperdícios e prevenindo cenários de escassez hídrica.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Agência Peixe Vivo