Após reunião sobre segurança de barragens, Chesf, CBHSF e MPBA devem realizar, em parceria, seminários para as comunidades do Submédio

14/06/2023 - 17:05

Na manhã desta terça-feira (13), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, participou de uma reunião sobre segurança de barragens na usina hidrelétrica de Paulo Afonso. O encontro contou também com a presença do Ministério Público da Bahia.


A reunião serviu para apresentar as ações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) sobre os procedimentos implantados nas usinas e cidades para garantir a segurança das barragens ao longo do São Francisco. A Chesf possui 12 Hidrelétricas, sendo oito no Rio São Francisco: Luiz Gonzaga, Apolônio Sales, Paulo Afonso I, II, III e IV, Sobradinho e Xingó.

De acordo com o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, a reunião aconteceu para, entre outras demandas, dar início à parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com a Chesf e o MP, para reforçar ainda mais informações sobre a atuação da Companhia nas cidades de sua atuação.

No mês de maio, dando continuidade às ações de segurança e cumprindo a Lei da Política Nacional de Segurança de Barragens, a Chesf iniciou atividades de campo incluindo vistoria, junto com as defesas civis dos municípios, para instalação dos pontos de aviso sonoros (sirenes) para as populações que moram nas zonas de auto salvamento (ZAS), locais próximos às instalações.

“As sirenes são elementos importantes para comunicar e alertar a população em caso de emergência de barragem. Essa é uma das ações que compõem uma série de iniciativas desenvolvidas nos municípios relacionadas à integração dos Planos de Ação de Emergência (PAE) e aos Planos de Contingências Municipais (Placons)”, afirmou a Chesf, lembrando ainda que mesmo sendo improvável qualquer possibilidade de problemas para as comunidades, a ação é necessária. “As barragens de hidrelétricas são extremamente seguras e a Eletrobras Chesf atua com tecnologia avançada na fiscalização e manutenção. Implantamos uma cultura prevencionista e por isso trabalhamos junto com as defesas civis para que a sociedade possa estar ciente e preparada para qualquer cenário, mesmo improvável”, afirmou o presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin.

As vistorias já foram realizadas na hidrelétrica de Sobradinho (BA), no Complexo Paulo Afonso (BA), na hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE) e em Xingó (AL). O trabalho tem a parceria das defesas civis municipais e estaduais.

“Com esse procedimento, surgiram inúmeros boatos e falsas notícias, por isso, vimos a necessidade de fazer a interlocução com a Chesf e o MP no sentido de, além de acompanhar as ações, tranquilizar a população informando que se trata de um procedimento que visa a segurança das populações da bacia do São Francisco”, explicou o coordenador da CCR, Cláudio Ademar.

Durante a reunião ficou ainda definida a realização de seminários que devem envolver as comunidades. “A ideia é que, com esses seminários, a população se empodere de conhecimento e possa entender que esses procedimentos fazem parte da nova política de segurança de barragens”, acrescentou a promotora de justiça do MPBA, Luciana Khoury.

Os seminários devem acontecer em agosto e serão realizados pela Chesf em parceria com o CBHSF e o MPBA.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante