2ª Etapa do curso de Gestão de Conflitos pela Água é realizada no município de Penedo (AL)

08/05/2023 - 11:15

Nos dias 02 e 03 de maio, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizou, no município de Penedo (AL), a 2ª etapa do curso de Gestão de Conflitos pela Água, voltado para os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), e ministrado pelo professor Valmir Pedrosa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Durante a capacitação, o professor destacou que o CBHSF é uma escola de água no Brasil. “Eu devo ao Comitê boa parte da minha carreira acadêmica e técnica na área. Trouxe para os participantes técnicas contemporâneas, reais para os muitos conflitos que o Comitê enfrenta, já que existem conflitos de toda natureza. Estamos aqui para ajudar, especialmente a CTIL, a se munir de técnicas, fundamentos e opções para, caso a caso, quando acontecerem os conflitos terem os instrumentos para os dirimir de maneira adequada”, explicou.

A consultora Maria Gravina, participou do curso dando suporte à parte legal e explicando qual o papel dos atores dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. “Trabalhamos a importância do Comitê, dos órgãos executores, dos colegiados que integram o sistema. Nesta ocasião, estamos com os membros da CTIL para prepará-los para o gerenciamento de conflitos e como dirimi-los”.



Uma das participantes do curso, Rochaelly Xavier, membro da CTIL, pontuou: “Sentimos a necessidade de ter essa capacitação para nos dar uma base, um encaminhamento de como proceder diante de situações adversas. Quando foi pensado o curso solicitamos que ele tivesse um direcionamento mais prático e acredito que alcançamos o objetivo. Foram dados exemplos não só no Brasil, mas no mundo, de conflitos que foram solucionados, e o professor mostrou várias possibilidades de conflitos e como resolvê-los. Considero extremamente positivo todos os assuntos passados durante o curso”.

Cláudio Pereira, membro do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão do CBHSF, também participou do curso e citou que atualmente o conflito pelo uso da água é algo corriqueiro. “É preciso aprimorar os entendimentos sobre as relações e de que maneira poderemos interferir para minimizar, resolver tais conflitos. O curso abraça a necessidade e instrumentaliza a competência para que a gente interfira no processo de forma técnica”, finalizou.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento