No Alto São Francisco, a cidade de Pompéu (MG) recebe estudo para Sistema de Esgotamento Sanitário

29/02/2024 - 11:56

Nesta última segunda-feira (26), o corpo técnico da Agência Peixe Vivo (APV) apresentou e entregou o Estudo de Concepção, Projetos Básico e Executivo para o Sistema de Esgotamento Sanitário para a cidade de Pompéu (MG), no Alto Rio São Francisco. O estudo, que é uma realização do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), ao final de sua execução irá atender toda a população da cidade com sistema de esgotamento sanitário e melhorar a qualidade de vida da população.

Essa ação faz parte do Ato Convocatório nº001/2022 – Lote 01, um chamamento público de incentivo a ações de esgotamento sanitário no qual a Prefeitura de Pompéu se inscreveu para ser contemplada com o estudo. A partir da assinatura do termo de contratação, feito pelo CBHSF e a aprovação do contrato de gestão Nº028/ ANA/ 2020, a Sarsan – empresa executante – teve 23 meses para entregar o estudo. A implementação do sistema na cidade ficou orçado em R$58 milhões de reais.

O engenheiro de produção civil e coordenador técnico da APV, Thiago Lana, explica que este projeto prevê o crescimento populacional da cidade dando, assim, uma margem de segurança e atendimento para as pessoas da região. “Esse projeto abrange toda a área urbana, com um horizonte de atendimento de 20 anos, considerando a expectativa de crescimento populacional durante este tempo. Então, ao final do projeto é esperado que mais de 51 mil habitantes sejam contemplados com o sistema”, explicou.

   

Atualmente, a cidade de Pompéu, situada na região do alto Rio São Francisco, possui mais de 32 mil habitantes e, de acordo com o Atlas Esgoto, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2013), apenas 2,66% do esgoto é manejado de forma adequada. O projeto irá implementar redes coletoras de esgoto, interceptores, poços de visitas, estações elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que ficará responsável de tratar o efluente da região.

Breno Henrique da Silva Ramos, diretor de meio ambiente da Prefeitura de Pompéu, relembra que há mais de 20 anos a população da cidade espera ter um sistema de esgotamento sanitário. “É um projeto que o município tenta executar há mais de 20 anos, além de muito esperado pela população. E hoje demos o primeiro passo para essa execução”.

O prefeito de Pompéu, Ozeias da Silva Campos, irá buscar recursos para financiar as obras.  “Esperamos por isso há bastante tempo, e agora temos toda a avaliação, sondagem e necessidades do município. Portanto, com o estudo em mãos, há possibilidade de buscar recursos para a execução do mesmo”.

A diretora-geral da APV, Elba Alves, vê com felicidade a entrega do projeto, já que há dois anos a agência e o CBHSF vem acompanhado a realização do estudo. “O estudo é uma ação aprovada pelo Comitê da Bacia do Rio de São Francisco, e a Agência Peixe Vivo tem o papel de contratante dessa obra. A obra tem o valor de quase 304 mil reais e se iniciou em 2022. Então, é um grande prazer que a APV entregue essa obra ao município de Pompéu. Desejamos vida longa a esse sistema de esgotamento sanitário”, comemorou Elba.

 

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: João Alves