CBHSF capacita pequenos e médios agricultores em Buritizeiro (MG), no Alto São Francisco

23/10/2023 - 16:35

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), por meio do recurso oriundo da cobrança pelo uso da água, promoveu em Buritizeiro (MG), nos dias 17 e 18 de outubro, a Capacitação para Manejo da Irrigação de Agricultores usuários da bacia.


O curso foi ministrado pela Água e Solo, por meio do engenheiro agrônomo e consultor da empresa, Altamirano Lordello Neto, nos módulos teórico e prático. “O projeto começou em 2022 com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco (PRH 2016-2025), para tratar de forma responsável o uso da água, pois quando o agricultor aplica os insumos adequados e domina o manejo correto da irrigação, ele economiza na energia, na mão de obra e não desperdiça água. Assim, economiza recurso consumindo água de forma mais racional e com eficiência”, observou Altamirano.

A coordenadora técnica da Gerência de Integração da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos Ferreira, explica que o projeto iniciado no ano passado irá beneficiar 12 municípios. “Em 2022, percorremos quatro cidades, e neste ano serão mais oito. O CBHSF espera que no final da ação, somente em 2023, 240 irrigantes estejam capacitados nas quatro regiões fisiográficas da bacia”, esclareceu Ohany. “Essa ação é considerada prioritária no São Francisco, tanto que dobramos o número de municípios assistidos de um ano para o outro. Estamos hoje, conversando em Buritizeiro, com esses irrigantes usuários de água, que são importantes na cadeia de produção, mas que também impactam o rio. Dessa forma, a expectativa do comitê é que essa aproximação/capacitação, ensine e sensibilize as pessoas para que a relação seja mais harmônica com a água e com o rio”, disse.


Confira mais fotos da capacitação no Alto SF:


E a ideia de produzir com qualidade, aliada a um gerenciamento de gastos e maior economia de água, chamou a atenção do agricultor Orlando Ribeiro da Silva. “Esse curso trouxe muitas ideias boas para a gente que vive do plantio, pois antes o trato com a água era de outra forma. O pensamento era aproveitar a abundância e irrigar enquanto podia, mas a capacitação abriu as possibilidades. Agora sabemos como lidar com a terra junto com o manejo da irrigação”, comentou Orlando.

Fruto de uma parceria entre o CBHSF, a EMATER-MG e a Prefeitura Municipal de Buritizeiro, a capacitação superou as expectativas. O engenheiro agrônomo e gerente de Meio Ambiente do município, Alexandre Gomiero, ressaltou: “Um curso como este proporciona aperfeiçoamento aos pequenos agricultores, ensinando novas técnicas de irrigação para aumentar a produtividade com sustentabilidade, preservando o meio ambiente. E muitos não teriam condições financeiras de pagar uma capacitação nesse nível. Parabéns ao Comitê pela sensibilidade de trazer este curso para nosso município”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tiago Rodrigues
*Fotos: Tiago Rodrigues