GT se reúne e dá primeiros passos para execução do Plano de Educação Ambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco

19/02/2024 - 10:00

Com a conclusão e entrega do Plano de Educação Ambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco (PEA-BHSF), financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, serão dados os próximos passos para a sua execução. O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), criado por meio de resolução da Diretoria Colegiada (Direc) do CBHSF, para acompanhar o desenvolvimento do PEA-BHSF se reuniu no dia 05 de fevereiro para apresentar contribuições ao último produto – Resumo Executivo, antes de sua impressão. Também foram definidos os encaminhamentos para prestação de contas do grupo para a Direc.

Aprovado na plenária de dezembro, as ações do PEA já podem ser executadas e para isso, a Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do CBHSF, responsável pelo monitoramento do Plano, participará de uma capacitação. Nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro a CTPPP se reunirá em Belo Horizonte onde será apresentado o produto consolidado do Plano e devem ser elencadas as ações para realização em 2024. “O GTEA desempenhou um papel crucial durante todo o processo, auxiliando no monitoramento dos trabalhos da empresa contratada, Consominas, e participando das discussões e contribuindo com a tomada de decisões, juntamente com a fiscalização técnica da Agência Peixe Vivo”, afirmou a gerente de Integração da APV, Rúbia Mansur.

Participaram da última reunião do GTEA a equipe técnica da APV – Ohany Ferreira e Carmendéia Costa; a professora Edvalda Aroucha, representante da CCR Submédio; Altino Neto, representante e coordenador da CCR Alto; Roberto Carlos Rodrigues e Winston Caetano, representantes da CTPPP e Luís Gustavo Mello, representante da Diretoria Executiva do CBHSF (DIREX), além dos técnicos da empresa Consominas.

Plano de Educação Ambiental

O PEA-BHSF foi elaborado a partir do Diagnóstico Participativo, e de um recorte do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF) referente à educação, mobilização social e capacitação e demais fontes, integrando informações obtidas em reuniões, formulários e oficinas, o que permitiu identificar os programas, projetos e ações de educação ambiental que já ocorrem na bacia.

O documento também destaca os desafios e potencialidades de cada região fisiográfica, servindo como ponto de partida para a formulação de ações condizentes com as diversas realidades e características geográficas da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O Plano tem 10 anos de vigência (2023 a 2033) e contém um planejamento estratégico com objetivos que visam, entre outros aspectos, promover a sensibilização ambiental das populações e usuários da bacia; desenvolver programas e ações continuadas de educação ambiental visando a disseminação de conhecimentos e práticas que contribuam para a proteção dos recursos hídricos e práticas sustentáveis; sensibilizar os membros do CBHSF e outros atores-chave sobre a relevância da educação ambiental como ferramenta fundamental para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos; e produzir e compartilhar materiais educativos com temáticas referentes ao meio ambiente e recursos hídricos, com o enfoque prioritariamente nos problemas socioambientais da bacia.

Para alcançar esses objetivos, as ações do PEA-BHSF foram organizadas em duas linhas de ações: Educomunicação e Formação e Estruturação. O planejamento deve buscar também uma conciliação entre as ações que estão totalmente sob a governabilidade do CBHSF e aquelas que surgem da articulação com outras instâncias. Para isso diversas outras fontes de financiamento devem ser articuladas.

As ações previstas no PEA-BHSF serão realizadas em caráter emergencial (ações que atendem situações de grande relevância, devido ao seu impacto socioeconômico e ambiental), prioritário (ações que possuem precedência em relação a outras ou que são urgentes para acelerar a realização dos resultados estratégicos almejados) e relevante (de importância estratégica para a proteção dos recursos hídricos e para a promoção da mobilização social na região da BHSF).

As ações do PEA foram distribuídas nos seguintes eixos: Comunica Carranca, Museu Itinerante Velho Chico, Caravana São Francisco, Campanha Vire Carranca, Nas Ondas do São Francisco, EA em pauta, Plataforma Educativa, Centro de formação, Expedição do São Francisco, Capacitação dos membros da CTPPP para acompanhamento do PEA e dos demais membros do CBHSF, Ações estruturais e estruturantes e parcerias sustentáveis.

A educação ambiental deve ser contextualizada à realidade local, considerando os desafios e recursos ambientais específicos da região, promovendo uma compreensão mais profunda e um maior pertencimento ao local. O Plano vai considerar diferentes disciplinas e áreas do conhecimento para proporcionar uma maior visão das questões ambientais, estimulando a compreensão das interações entre os elementos do ecossistema. Para isso, a participação ativa dos educandos é essencial para promover a aprendizagem.

 

Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante