Oficina em Mulungu do Morro orienta moradores sobre serviços de requalificação ambiental realizados no município

03/01/2024 - 16:35

Moradores das comunidades de Várzea do Cerco, Salinas e Olhos D’Água, em Mulungu do Morro (BA), no Médio São Francisco, participaram das oficinas de capacitação dos serviços de requalificação ambiental destinados a recuperar a nascente do Feijão, importante recurso hídrico do município. As oficinas aconteceram na Escola Municipal José Tiago de Oliveira, em Várzea do Cerco, e abordaram estratégias para recuperação e conservação de Áreas de Preservação Ambiental (APPs) e construção e manutenção de bacias de contenção e barragens subterrâneas.


Adailza Rainha de Souza, moradora de Várzea do Cerco e técnica em agroecologia, participou da oficina e relembrou que a nascente do Feijão já foi a principal fonte de abastecimento para a comunidade. “A gente saía de casa de manhã, levava comida, fazíamos refeições na área da nascente, era um espaço de interação muito importante para os moradores e que faz muita falta”, contou.

O engenheiro civil e coordenador técnico da empresa Project Civil, Warney Francisco de Oliveira Silva, apresentou as intervenções realizadas na área da nascente do feijão. “Foi feito o cercamento ao redor e a montante da nascente, onde já existe uma área de preservação. A lagoa do Feijão também foi isolada para controlar o acesso e evitar a entrada de animais. Foram construídas, ainda, 25 bacias de contenção de enxurradas que vão ajudar a reabastecer o lençol freático e, consequentemente, melhorar o afloramento da nascente”, explicou.


Confira mais fotos:


Durante a oficina, ministrada pelo geógrafo Elderney da Silva Souza, os participantes foram informados sobre quais atividades são permitidas e quais devem ser evitadas em áreas de preservação permanente, com foco nas características da área da nascente do feijão. “O objetivo é apresentar todas as atividades alusivas à execução de requalificação ambiental em Mulungu do Morro e como preservá-las”, resumiu Elderney.

O projeto contemplou, ainda, a construção de barragens subterrâneas nas comunidades Salinas e Olho D´água, com o objetivo de contribuir no abastecimento dessas localidades. Durante a oficina, os participantes realizaram atividades práticas com amostras de solo coletadas na área, a fim de compreenderem como funcionam as bacias de contenção e a influência dos tipos de solo na infiltração que reabastece o lençol freático. A próxima etapa será realizar o plantio de mudas de árvores nativas, o que está previsto para janeiro com a chegada das chuvas. As mudas também ficarão disponíveis para doação aos moradores das comunidades e da sede do município.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Kel Dourado