Travessia 127 no ar: saiba mais sobre a edição de 2022 da Expedição do Rio Paracatu

21/06/2022 - 11:55

Entre os dias 23 e 27 de maio, um grupo de expedicionários percorreu um trecho aproximado de 400 km do Rio Paracatu. A Expedição Rio Paracatu, capitaneada por Antônio Eustáquio Vieira, também conhecido como Tonhão, percorre o rio Paracatu desde 1993 – ou seja, há quase 30 anos diferentes expedicionários buscaram verificar as condições desse que é, em termos de contribuição, o maior dos afluentes do Rio São Francisco.


E as notícias são boas. Se em 2019, o rio tinha grandes bancos de areia, este ano a expedição encontrou um rio mais cheio, com menos obstáculos para a navegação. O atual estado de cheia é consequência das fortes chuvas que atingiram a região entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, fazendo com que o rio transbordasse seus limites e fecundasse as regiões marginais com filhotes de peixes, os chamados alevinos. Mas nada garante que essa condição seja permanente, e o objetivo da expedição foi justamente verificar qual a situação do rio Paracatu depois das chuvas e como garantir que ele esteja sempre cheio.

O episódio 127 do podcast Travessia traz um diário de bordo da expedição, guiado por depoimentos de integrantes do CBH do Rio Paracatu, de gestores públicos, de membros da sociedade civil das localidades percorridas, ou seja, depoimentos de pessoas que desceram o rio na edição de 2022 da expedição.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra