CBHSF realiza Seminário de Apresentação do Programa de Educação Ambiental da Bacia do São Francisco (PEA-SF)

17/10/2023 - 10:30

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou, na tarde desta segunda-feira (16), o Seminário de Apresentação do Programa de Educação Ambiental da Bacia do São Francisco (PEA-SF) realizado pela empresa Consominas, contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo. O objetivo do encontro, que aconteceu de modo virtual, foi reunir membros do CBHSF, atores da sociedade civil, Comitês afluentes e entidades diversas para apresentar o resultado final do Plano de Educação Ambiental que vem sendo construído desde o final do ano passado.


Ainda com a última apresentação a ser realizada na plenária do Comitê, que acontecerá em dezembro, a equipe técnica da empresa Consominas apresentou o resultado do que foi construído de modo coletivo ao longo do ano, através de oficinas nas quatro regiões fisiográficas e aplicação de questionários. Com base nesses dados, foram propostas duas linhas de atuação do PEA que envolvem a Comunicação e a Formação e Estruturação. Considerando as ações que o Comitê já realiza, a exemplo da campanha anual Vire Carranca para Defender o Velho Chico, campanhas publicitárias e midiáticas com produção de podcasts e divulgação em redes sociais do CBHSF, a proposta é fortalecer essas ações de modo a elaborar materiais específicos para mídias digitais, produção de podcasts para um plataforma específica no Siga São Francisco, ferramenta já existente do CBHSF para acompanhamento das ações programas, projetos, investimentos, mapas, entre outras informações inerentes à Bacia. Nesse sentido, a proposta é de criar mais um módulo no Siga SF destinado à Educação Ambiental contendo cursos, cartilhas, entre outros conteúdos.

“A ideia é promover neste módulo a divulgação de cursos online de instituições parceiras e uma biblioteca virtual, organizada de forma setorizada, contendo materiais sobre a bacia do São Francisco, questões socioambientais e educação ambiental com disponibilização de materiais audiovisuais para download, além da produção institucional do CBHSF e dos CBHs Afluentes”, afirmou a analista socioambiental e apoio à coordenação da empresa Consominas, Helga Kress Meirelles.

O documento ainda aponta caminhos para incluir educação ambiental em eventos já consolidados do CBHSF, como os seminários, Expedição do Baixo São Francisco, além dos projetos hidroambientais que já preveem a mobilização social, e teve como sugestão do Secretário Executivo do Comitê, Almacks Luiz Carneiro da Silva, a inserção da Educação Ambiental no aspecto de mobilização social previsto nos termos de referência de contratação das empresas prestadoras de serviços na execução de obras financiadas pelo CBHSF. “Entendemos que o plano vem fechar uma lacuna existente no sentido de congregar as ações de educação ambiental na bacia. Algo que é difícil fazer considerando os seus 505 municípios, mas esperamos que, a partir daqui, esse documento possa nos trazer o indicativo de uma amostragem das regiões, entendendo as diferentes realidades da bacia do São Francisco”, afirmou.



A coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo (APV), Ohany Vasconcelos, lembrou ainda que a construção do PEA-SF é um importante passo dado pelo CBHSF, mas destacou a limitação financeira do Comitê considerando a alta demanda da bacia. “Há muitas demandas na bacia que o Comitê sozinho não consegue atender só com o recurso oriundo da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, que é sua única fonte de investimento na bacia”.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, ainda destacou o empenho do Comitê ao longo dos últimos anos. “Este é um grande passo do Comitê que tem na concepção de suas missões estruturantes, a educação ambiental, mas que faltava esse documento, resultado de um trabalho conjunto onde todos atenderam ao chamado contribuindo com a identificação das especificidades que compõem as característica do Comitê e devem ser levadas em conta, considerando a diversidade da bacia. O objetivo é atingir um público grande ligado à gestão da água como bem comum de todos os brasileiros”.

O documento ainda apresenta as propostas de parcerias sustentáveis para ampliação e formulação dos projetos e ações de forma continuada, além de capacitação dos membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP/CBHSF) para serem responsáveis pelo acompanhamento da execução do PEA-SF, entre outros.

Agora, o documento deve considerar as contribuições feitas durante a reunião, e a equipe da Consominas, acompanhada da Agência Peixe Vivo, deve realizar as adequações para apresentação final do PEA-SF na última plenária do Comitê. “Acredito que precisamos trabalhar em uma agenda quanto às parcerias que devemos fazer, já que esse é um elemento agregador. Também considero importante divulgar de modo mais simples os componentes do plano para que todos os membros do Comitê o incorporem, pois ele só sairá do papel se todos internalizarem o conteúdo”, concluiu o vice-presidente do CBHSF, Marcus Polignano.

Todos os produtos do PEA-SF podem ser acessados aqui.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavacante
*Foto: Edson Oliveira