São Brás teve música, apresentações culturais, visita ao museu e homenagens aos membros do CBHSF durante a Campanha ‘Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico 2023’

06/06/2023 - 11:35

A praça central de São Brás (AL), município que tem aproximadamente 7 mil habitantes e fica às margens do Velho Chico, foi o cenário que recebeu o evento alusivo ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, em 03 de junho. A população sãobraense marcou presença no evento que trouxe a Campanha ‘Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico 2023’. Em sua 10ª edição, o dia festivo e de muita reflexão do ponto de vista ambiental contou com a presença de crianças, estudantes, músicos e ribeirinhos acompanharam o evento que traz em sua essência a defesa deste rio tão especial que alimenta e dá vida.


Durante o dia, o clima em São Brás oscilou entre o sol e a chuva, o que não atrapalhou as comemorações que se iniciaram com a solenidade de abertura feita por autoridades que compuseram a frente de honra, como o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, o prefeito da cidade, Klinger Quirino, o membro do CBHSF, Antônio Jackson, além dos coordenadores da Expedição Científica da UFAL, de diversos representantes de órgãos estaduais de Alagoas e Sergipe, bem como vereadores e lideranças de comunidades tradicionais que vivem às margens do rio São Francisco.

Para o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, a escolha de São Brás como sede do evento não foi à toa. “Quando a Expedição Científica passou pelo município notamos o quanto o prefeito tem apoiado as ações realizadas pelo Comitê e pela Universidade Federal de Alagoas em prol do Velho Chico, e isso lhe credencia como um gestor que tem grande responsabilidade com o meio ambiente. Além disso, a campanha tem um grande peso pois traz diversos debates acerca da gestão das águas e dos cuidados com este importante rio que nos dá vida. Precisamos lutar por sua sobrevivência!”, disse.

Para o prefeito Klinger Quirino, é motivo de muito orgulho ter um evento dessa magnitude na cidade. “Esta campanha é uma maneira de mostrar aos sãobraenses a importância de manter o Velho Chico vivo, preservado, cuidado, protegido”.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, destacou o engajamento do prefeito para a realização do evento. “Agradeço o apoio do prefeito de São Brás, das escolas, da população, e de fato subscrevo embaixo que é uma sorte ter um prefeito que compre a questão da temática do São Francisco, que precisa ser comprada sim. O rio São Francisco responde por 70% da disponibilidade hídrica da região do Nordeste, ou seja, se acontecer alguma coisa com ele, toda população terá que se mudar. Mas não é só isso, toda a nossa região, do semiárido, da região seca, do Maranhão ao Espírito Santo, só tem o rio São Francisco como alternativa. Por isso, é preciso pensar numa gestão que cuide dessas águas, de forma preventiva, no sentido de sensibilizar a população brasileira para os graves problemas que atingem o rio. Quando fazemos a Campanha é para deixar claro que já fazem 500 anos que estamos retirando tudo do Velho Chico e não devolvemos praticamente nada. Passa governo e o programa de revitalização continua sem recursos para esse trabalho de recomposição de matas ciliares, proteção das nascentes, reflorestamento das áreas de recarga no rio, combate ao assoreamento, a questão dos agrotóxicos, lançamento de esgotos. Precisamos reverter tudo isso e o Comitê tem um papel fundamental nisso”, pontuou.


Confira mais fotos do dia em São Brás (AL):


Após a solenidade de abertura, a Associação Musical Filarmônica Prefeito Aderbal Quirino iniciou sua apresentação e, logo em seguida as autoridades seguiram para a Câmara Municipal, onde foi realizada a cerimônia para a entrega do título de Cidadão Honorário a alguns representantes que realizaram ações em prol da população são-braense. Entre eles, o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o membro do CBHSF, Antônio Jackson, como também os professores da UFAL e coordenadores da Expedição Científica, Emerson Soares e José Vieira, foram agraciados.

“Estou muito feliz e honrado em receber o título de Cidadão Honorário de São Brás. Hoje é um dia especial e esse título não é só um reconhecimento, é uma certidão de respeito e uma responsabilidade muito grande que assumimos com o povo de São Brás. A partir de hoje, fazemos parte desse povo e temos um compromisso com esse município. Dedico essa grande honraria ao Anivaldo Miranda, que foi essencial em todo o processo relacionado a revitalização e luta pelo rio São Francisco. Minha gratidão ao prefeito Klinger Quirino e aos vereadores”, comentou Maciel Oliveira.

Membro do CBHSF, Antônio Jackson, que esteve à frente da organização do evento e é o fundador do Museu Ambiental Casa do Velho Chico também recebeu o título de Cidadão Honorário. “É com muita emoção que recebo esse título. Agradeço a todos pela lembrança e reconhecimento, ao prefeito e aos vereadores de São Brás”.

Em paralelo à cerimônia na Câmara de Vereadores, no Centro da cidade, onde estava o palco, ocorreram várias apresentações culturais, teatro, quadrilha junina e tendas de comidas típicas. O Museu Ambiental Casa do Velho Chico recebeu centenas de estudantes de escolas municipais que conheceram um pouco da realidade pela qual o rio está passando, ganharam máscaras da campanha Vire Carranca, preencheram o mural com frases de amor ao rio e aprenderam um pouco mais sobre meio ambiente.

No período da tarde, ocorreu a apresentação musical das Dandaras do Quilombo Brejão dos Negros de Sergipe, uma corrida de barco, com saída da Ilha da Melancia até o povoado Sampaio, uma cavalhada e, para encerrar aconteceu a apresentação do Pestinha do Acordeon, que trouxe os sucessos do forró pé de serra.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira