CCR Submédio se reúne com representantes da Funai

20/06/2023 - 16:05

Na manhã da última segunda-feira (19), o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar, se reuniu com a Coordenação Regional do Baixo São Francisco e a Coordenação Geral de Gestão Ambiental da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI para pensar na construção de um projeto de recuperação de vegetação nativa, na Terra Indígena Pankararu, aldeia Brejo dos Padres, na área da fonte/nascente denominada pelos indígenas como “Nascença”.


O projeto, pensado pela Funai para o povo Pankararu na cidade de Tacaratu – PE, tem o objetivo ainda de recuperar a nascente que abastece a comunidade e hoje, de acordo com a coordenação do órgão, vive sob forte pressão hídrica já que é de lá que são utilizadas as águas para abastecimento humano, dessedentação animal, além de produção agrícola.

“O objetivo dessa primeira reunião é identificar alguns parceiros que possam ajudar a comunidade e buscamos o Comitê através da CCR Submédio para ver o que conseguimos vislumbrar de parceria para trabalharmos juntos. A pauta principal foi trazer o Comitê para essa discussão que já trabalha ativamente aqui na região com povos tradicionais no sentido de uma parceria próxima”, explicou o Chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT), na Coordenação Regional do Baixo São Francisco, Funai, em Paulo Afonso/BA, Ivo Augusto Oliveira.

Lembrando a expertise do CBHSF, o representante da Coordenação Geral Gestão Ambiental da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – FUNAI, Mozart Machado, destacou a importância de somar esforços. “É importante somar ao Comitê que tem experiência e a expertise de trabalhos já realizados com comunidades tradicionais, principalmente indígenas, voltado à questão ambiental e ao São Francisco”, acrescentou.



O coordenador da CCR Submédio, Cláudio Ademar lembrou que proteger o rio, a terra e as comunidades é uma missão assumida pelo Comitê. “Os povos tradicionais são, sem dúvidas, os principais vetores de proteção e conservação do rio e do meio ambiente e, por isso, também é importante proteger os povos da bacia. O Comitê já é parceiro das comunidades tradicionais investindo em obras importantes como o acesso e abastecimento de água, investimento em educação indígena e sem dúvida há muito a se fazer”, afirmou, lembrando que ainda neste segundo semestre está prevista a abertura de novo edital de preservação hidroambiental. “Logo este edital deve ser aberto e projetos como o do povo Pankararu podem concorrer”, concluiu.

Como forma de cuidar dos povos da bacia, os editais estimam uma parte das vagas para comunidades tradicionais. Até a abertura do edital do CBHSF, a Funai deve promover uma oficina com a tribo Pankararu para construir propostas. O evento deve acontecer ainda no mês de agosto em Paulo Afonso – BA.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Leo Boi