Entrega oficial do sistema de abastecimento de água para a comunidade indígena Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio (AL), é tema do novo vídeo do CBHSF

10/04/2023 - 17:35

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio de sua Diretoria Colegiada (DIREC) e da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, realizou na última sexta-feira (31), a entrega oficial do sistema de abastecimento de água para a comunidade indígena Kariri-Xocó, situada no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas.


O sistema de abastecimento contou com um investimento de oito milhões e seiscentos mil reais, recurso este proveniente da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. Constituem o sistema uma unidade de captação, redes adutoras, uma estação de tratamento e reservatórios. Ele irá promover o acesso adequado da comunidade indígena à água tratada, em quantidade e qualidade satisfatórias, proporcionando melhorias para a saúde e qualidade de vida do povo Kariri-Xocó, cuja população atual é estimada em 2.500 indígenas.

Todos os detalhes a respeito da cerimônia de entrega, do funcionamento do sistema, e de como ele pode impactar diretamente a qualidade de vida na comunidade indígena Kariri-Xocó estão no novo vídeo, publicado no canal do CBHSF, no YouTube! A peça conta com depoimentos do presidente do Comitê, Maciel Oliveira, do coordenador da CCR Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, do coordenador da Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais do CBHSF, Uilton Tuxá, de José Militão, conselheiro tribal da comunidade Kariri-Xocó, e José Cícero, cacique Kariri-Xocó, além de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)e de demais representantes do CBHSF e da Agência Peixe Vivo.


Confira o vídeo na íntegra!


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social