Obras da rede coletora de esgoto do Centro Histórico de Penedo foram iniciadas

03/01/2024 - 16:15

As obras para a implantação da rede coletora de esgoto do Centro Histórico do município de Penedo, em Alagoas, começaram no final do mês de novembro de 2023 na parte alta da cidade. A ordem de serviço havia sido assinada em outubro do ano passado.


Segundo informou o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, as intervenções na rede de esgoto da cidade já foram iniciadas e a expectativa de conclusão é de oito meses. “As obras estão sendo acompanhadas por um fiscal contratado pela empresa W2 Engenharia LTDA. Além disso, há uma equipe mobilizada para acompanhar, durante a execução das obras, a parte arqueológica”.

Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, disse que o sonho da população de Penedo e dos defensores do rio São Francisco está sendo realizado. “O sistema de esgotamento sanitário do Centro Histórico do município será interligado à estação de tratamento de esgoto e esta conquista é do Comitê. É um projeto financiado e executado 100% com recursos do Comitê que trará muitos benefícios à população. Penedo deixará de lançar o esgoto in natura como, infelizmente, faz hoje em sua orla ribeirinha. Nós vamos ter um processo muito importante daqui para frente. Após a execução desta parte, que é nossa tarefa, será a vez da prefeitura que, através da concessionária de esgoto, dará seguimento ao projeto. Queremos, com isso, que o rio São Francisco seja despoluído, assim como desejamos que aconteça em outros municípios”, contou.

O procurador do município de Penedo, Francisco Sousa Guerra, disse que a importância do saneamento para a cidade de Penedo é um verdadeiro resgate histórico, já que a cidade é uma das mais antigas da região do Baixo São Francisco. “Nada mais significativo do que iniciar esse processo de saneamento das suas águas, evitando a poluição do Velho Chico. Para mim é uma obra que marca um novo tempo na região do Baixo São Francisco, de sanidade e respeito ao rio. Parabenizo Maciel Oliveira, bem como Anivaldo Miranda, seu antecessor, pelo trabalho exemplar que estão realizando em todas as cidades ribeirinhas na abrangência do Comitê, principalmente no sentido de recomposição da mata ciliar, saneamento e preservação do rio São Francisco, beneficiando as populações ribeirinhas e cumprindo seu papel institucional, mostrando que a descentralização do poder na esfera ambiental e de recuperação é o caminho mais necessário e eficiente”.



Roque e Zoé são dois dos pescadores mais antigos que integram a Colônia, em Penedo (AL). Ambos estão muito felizes com a obra que irá ajudar na revitalização do rio São Francisco, que durante anos tem sido a fonte principal de renda deles e dos demais pescadores. Para Roque, “o rio merece e muito essa obra, pois ajudará a melhorar a qualidade da água e dos peixes, e dos alimentos que são vendidos à população e colaboram na renda das nossas famílias”, pontuou.

O penedense Marcos Muniz, que é professor e turismólogo, falou que a retirada do esgoto que é lançado em Penedo o deixa muito feliz enquanto filho de Penedo. “Essa conquista é essencial para todos nós, principalmente quando olhamos no âmbito da saúde, ambiental, turística e social. Essa parceria selada entre o Comitê e a prefeitura de Penedo vem presentear com melhorias da qualidade de vida do Velho Chico e do povo ribeirinho, e isso me enche de orgulho. É um sonho sendo realizado”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: APV